8 de jan. de 2022

A Essência dos Remédios - Visco (Viscum album)

A Essência dos Remédios

“A Antroposofia me destacou a importância de conhecer a verdadeira essência (personalidade) de um remédio, seja ele vegetal, mineral ou animal. Procuro entender o verdadeiro 'eu sou' de cada remédio, para saber quando usá-lo.

Viscum album (visco)

Veja o exemplo do Viscum album (visco), um lindo remédio para o câncer que está se espalhando. Esta é uma planta que cresce em árvores doentes, suas raízes se cravam nos galhos da árvore e se alimenta de seu hospedeiro. É basicamente um câncer em forma de planta.

Ao mesmo tempo, porém, os açúcares que ele cria começam a curar o hospedeiro doente; um belo exemplo de simbiose. Com seu comportamento, esta planta está gritando para nós o processo da doença que pode ajudar a curar em humanos.

O efeito pode variar conforme a árvore hospedeira

Eu mantenho um galho do Visco em um frasco no alto de uma prateleira em meu consultório e é notável a frequência com que um paciente com câncer aponta para ele e pergunta o que é. Num nível mais profundo, os efeitos desse remédio específico dependerão da árvore em que ele cresceu. O visco que cresceu em uma macieira será mais eficaz no caso de um câncer em expansão, onde há uma forte angústia no quadro do paciente. Isso porque a macieira pertence às Rosáceas, que sempre tiveram problemas com amor e dignidade. Por outro lado, se o visco cresceu em choupo, a afinidade será mais para cânceres originados nos órgãos sexuais (ovário, testicular).

Doutrina das Assinaturas

Os homeopatas conhecerão esse conceito como a Doutrina das Assinaturas, mas quero sublinhar o quão poderoso é esse conhecimento dos remédios e de sua 'essência' para mim. Ajuda-me a lembrar-me facilmente de grandes quantidades de Matéria Médica, e só irei prescrever um remédio quando compreender a sua verdadeira essência. Para ajudá-lo em seu trabalho, aconselho a compreender profundamente os remédios que você usa e por que pode usá-los (além de apenas encontrá-los escritos no repertório). Isso lhe trará resultados melhores e pacientes muito felizes, o que, por sua vez, vai acender sua própria alegria.”


Do livro: “Fighting Fire with Fire, Homeopathic Detox Therapy”, de Ton Jansen, 1ª ed., 2016, pag. 24
Tradução: Rômulo Grandi.

~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram

~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

6 de jan. de 2022

Epifania do Senhor - Dia dos Reis Magos

Epifania



Epifania (do termo do latim tardio epiphanīa, por sua vez do grego "visível", derivado de "aparecer") é um sentimento que expressa uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem". O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão "I just had an epiphany", o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural).

Também pode significar aparição ou manifestação de algo, normalmente relacionado com o contexto espiritual e divino. Do ponto de vista filosófico, a epifania significa uma sensação profunda de realização, no sentido de compreender a essência das coisas, tendo significado similar ao termo 'insight'.

Epifania do Senhor

É uma celebração religiosa do cristianismo. De acordo com o costume, a festa ocorre dois domingos após o Natal, sendo considerados epifanias três eventos: a Epifania dos magos do oriente, que é celebrada no dia 6 de Janeiro; a Epifania de João Batista no rio Jordão; e a Epifania que tornou-se conhecida como o milagre de Caná.

A Epifania do Senhor ou Teofania é uma festa religiosa cristã que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado.

No cristianismo ocidental, esta festa lembra primariamente a visita dos Três Reis Magos, enquanto no Oriente lembra o batismo de Jesus. A data tradicional da Epifania é a de 6 de janeiro, mas, quanto à Igreja Latina, desde a reforma do Calendário Romano Geral em 1969 é possível que a festa seja transferida para um domingo; e, quanto à Igreja Ortodoxa e à Igreja Ortodoxa Oriental, o uso do calendário juliano antigo por algumas jurisdições faz com que a festa seja transferida para o dia 19 de janeiro.

No cristianismo ocidental

A Epifania é relacionada ao momento da manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus, quando o mesmo se autoconclama filho do Criador. Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão ocidental celebra como epifanias três eventos:
  • A Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em Mateus 2:1-13) e que é celebrada no dia 6 de janeiro;
  • A Epifania a João Batista no rio Jordão durante o Batismo de Jesus; 
  • a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná, quando começa o seu ministério.

Dia de Reis

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Histórico

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Tradições

Em Portugal e na Galiza, o bolo-rei ou bolo de Reis possui grande tradição e é confeccionado com um brinde e uma fava. A pessoa que encontra a fava deve trazer o bolo de Reis no ano seguinte. Por todo o país, as pessoas costumam «cantar as janeiras», «cantar os Reis» ou as «reisadas», de porta em porta. São convidadas a entrar para o interior das casas, sendo-lhes oferecidas pequenas refeições como doces, salgados, charcutarias, vinhos, etc. Neste dia eram também muito comuns os autos dos Reis Magos, peças de teatro popular.

No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões e até o ano de 1967, era um feriado nacional por ser considerado dia santo. Sob uma nova legislação sobre o tema, o Dia de Reis e outras comemorações católicas deixaram de existir no calendário de feriados oficiais. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folia de Reis.

Galette des Rois

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis.

Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

Fonte: @wiki

Ver também outros artigos relacionados:
Dia de Reis
Os Magos e a Estrela de Belém

~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram

~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!