Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci foi uma das personalidades mais fascinantes de que se tem notícia. Artista, cientista, inventor, um gênio de notáveis talentos que viveu muito à frente do seu tempo.Leonardo era também astrólogo. Em sua pintura da Santa Ceia, deixou registrados vários conceitos numerológicos e astrológicos: a divisão em hemisférios, quadrantes, os signos, os aspectos, os regentes dos signos e até a parte do corpo que regem.
A pintura, numa técnica de têmpera sobre gesso, foi feita entre 1495 e 1498 no refeitório do Monastério de Santa Maria della Grazie, em Milão. Retrataria a reação dos apóstolos à declaração de Jesus de que um deles o trairia.
Era comum no Brasil, até há poucas décadas, ver uma cópia deste quadro nas salas das casas!
A representação do Tao, aquele que unifica tudo (1)
A união dos opostos, os hemisférios (2)
O 2 como divisão de 12/6: o jogo de claro - à direita, com os 6 primeiros signos, de Áries a Virgem - e escuro, à esquerda, com os seis signos seguintes, de Libra a Peixes.sua mão direita, com a palma para baixo, do lado escuro, no gesto de guardar.
1: conjunção 0º – o encontro, o início (aqui o ponto de referência, o princípio)
2 e 12: semi-sêxtil 30º – as faces voltadas frontalmente para o primeiro (1), mostrando interesse, mas com certo conflito
3 e 11: sêxtil 60º – pela posição dos braços, apontados ambos para o mesmo lado, indicam negociação, comunicação, articulação, outro ponto de vista.
4 e 10: quadratura 90º – estão com as mãos juntas, para dentro (4, resistência) e para fora (10, prudência) – indicando tensão.
5 e 9: trígono 120º – com os braços abertos em direções opostas, indicam grandes pontes, fluidez. Inclusive o número (9) se inclina, com o corpo atrás do (8), para deixar a cabeça próxima do (7) e estabelecer um contato.
6 e 8: quincunce ou inconjunto 150º - estão fora de contato, não integrados aos outros, indicando frustração e desajuste.
7: oposição 180º - é a figura com maior inclinação lateral, mais afastada, indicando polarização e oposição em relação ao número (1).
Os quadrantes (4x3)
Arranjo em 4 grupos de 3 signos: os 4 quadrantes do mapa. Os signos cardinais, que marcam o início das 4 estações, são os primeiros de cada grupo de 3: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.
Os aspectos
Pode-se notar como a postura de cada uma das figuras indica qualidades do aspecto astrológico simbolicamente representado por cada signo em relação (angular) a Áries:2 e 12: semi-sêxtil 30º – as faces voltadas frontalmente para o primeiro (1), mostrando interesse, mas com certo conflito
3 e 11: sêxtil 60º – pela posição dos braços, apontados ambos para o mesmo lado, indicam negociação, comunicação, articulação, outro ponto de vista.
4 e 10: quadratura 90º – estão com as mãos juntas, para dentro (4, resistência) e para fora (10, prudência) – indicando tensão.
5 e 9: trígono 120º – com os braços abertos em direções opostas, indicam grandes pontes, fluidez. Inclusive o número (9) se inclina, com o corpo atrás do (8), para deixar a cabeça próxima do (7) e estabelecer um contato.
6 e 8: quincunce ou inconjunto 150º - estão fora de contato, não integrados aos outros, indicando frustração e desajuste.
7: oposição 180º - é a figura com maior inclinação lateral, mais afastada, indicando polarização e oposição em relação ao número (1).
Os signos e seus regentes (7,12)
Características físicas dos arquétipos dos regentes dos signos, espelhados, da direita para a esquerdaA atitude, a feição, a postura, a posição das mãos indicam as características mentais e emocionais dos signos, além de representarem os regentes dos signos.“As mãos e os braços, em todas as suas ações, devem exibir a intenção da mente que os move, até quando for possível, porque, por meio deles, quem tiver um bom julgamento mostrará intenções mentais em todos os seus movimentos.” – Leonardo da Vinci
Áries: Simão
Destaque na cabeça, parte do corpo regida por Áries. As mãos lançando as idéias, o nariz aquilino, corpo magro, calvo, o queixo proeminente marcam atitudes masculinas e desafiadoras de Marte, seu regente, o guerreiro, o iniciador da ação.Touro: Tadeu (Judas Tadeu)
O pescoço é o destaque. O olhar fixo, uma atitude firme e
obstinada. A figura passa peso e contenção.
Gêmeos: Mateus
Destaque para braços e mãos (regidos pelo signo), apontando para um lado - e o olhar, para o outro: a dualidade ou mutabilidade do signo. Parece o mais jovem de todos, sem barba. Mercúrio é o regente e representa os jovens. A figura passa o poder da argumentação, gesticulação, articulação.Câncer: Filipe
O colo do peito é o destaque, o signo rege as mamas (além de útero e ovários). A figura é voltada para dentro, tem traços femininos, e nos lembra que seu regente é a Lua. Os contornos são arredondados, parece ter uma lua crescente, em volta do pescoço. Passa timidez, sensibilidade.Leão: Tiago Maior (Menor) (*)
O peito é destaque, ocupando grande espaço. O coração é parte do corpo regida por Leão. A figura é dourada, nobre, a juba encaracolada. O Sol é o regente, ele brilha ao lado de Jesus, os braços se estendem bem abertos, numa atitude protetora, dominadora.(*) Há divergências na associação de Tiago Maior ou Tiago Menor a Leão/Aquário. Tiago Maior e seu irmão João eram filhos de Zebedeu e Salomé, apelidados por Jesus de "Filhos do Trovão" (Boanerges), por seus temperamentos impetuosos. Por isso o associo a Leão (signo de Fogo). Ainda influenciado pela vaidade de sua mãe, requisitou uma posição de destaque junto ao trono de Jesus no paraíso: vaidade, orgulho e impetuosidade são características de Leão.
Virgem: Tomé
O dedo, regido por Mercúrio, é o destaque, numa atitude de crítica, de apontar. Está um pouco escondido: virginianos não se sentem à vontade em evidência, preferem os bastidores, mas não perdem nada do que acontece. A figura mostra sutileza, argúcia.Detalhe por Giacomo Raffaelli, Viena |
Libra: João
A figura tem as mãos unidas, a ponderação da justiça, a dificuldade de tomar partido. Parte do manto de uma cor, parte do outro, a integração dos polos. Librianos dão atenção aos outros, está totalmente inclinado para ouvir o sagitariano. Suas feições são belas e femininas, lembrando que o regente do Signo é Vênus, a deusa da beleza.Escorpião: Judas (Judas Iscariotes)
A figura parece a mais escura, segura um saco de dinheiro numa mão, a outra mão aberta para pegar o que é do outro, como a tenaz do escorpião pronto para dar uma fisgada. Um pouco retraído, parece guardar um segredo, controlado. Foi quem traiu Jesus.Sagitário: Pedro
O destaque é o quadril, parte do corpo regida pelo signo, que é mutável. Uma das mãos aponta para frente, outra (com uma faca), aponta para trás, numa alusão talvez à flecha do Sagitário. A figura indica movimento, comunicação, elucidação.Capricórnio: André
Parece o mais velho, numa representação de Saturno, seu regente, com pouco cabelo e longa barba. As mãos indicam prudência, reserva, retração. A figura passa uma impressão de pessimismo.Aquário: Tiago Menor (Maior)
Abraça os companheiros (Capricórnio e Sagitário), símbolo de fraternidade. Como todos os signos fixos, um pouco recolhido. A figura mostra um olhar focado, uma atitude racional.Peixes: Bartolomeu
O destaque são os pés, cruzados (signo mutável), a parte do
corpo regida pelo signo. Uma figura grande, como Júpiter, seu regente, que tem que se apoiar na mesa para manter seu equilíbrio.
Regentes (7):
Masculinos
Marte: rege Áries, a figura mais masculina - e Escorpião, a figura mais agressiva.Júpiter: rege Sagitário e Peixes, expansivos, grandes.Saturno: rege Aquário e Capricórnio, os mais contraídos, tensos.Sol: rege Leão, o mais nobre e dominador.
Femininos:
Vênus, rege Touro e Libra, de cabelos compridos e feições proporcionais.Lua, rege Câncer, a figura mais introvertida e arredondada.
Andrógino:
Mercúrio: rege Gêmeos e Virgem, aparência de mais jovens.
Os triângulos e o Código da Vinci? (3x3, 9)
Se houver uma sugestão de um "V" seria, na minha opinião, o de Vênus, regente de Libra. Já que as outras figuras estão representadas com algumas características do regente do signo, creio que a representação com traços bonitos não seria de Madalena, mas sim de Vênus, a deusa da beleza, regente de Libra e representada por João.
O Cristo, ao centro, têm toda uma simbologia de ponto focal, o centro do círculo, a integração das polaridades, a Trindade unificada (o princípio do três em um, representado pelo triângulo que o envolve), a fusão do Jesus humano com o Cristo divino - e não teria muito sentido fazer polaridade com a figura ao lado.
O mapa natal de Leonardo da Vinci
Leonardo viveu entre 1452 e 1519, foi um mito da Renascença. Um taurino típico, sofria de procrastinação crônica e custava a terminar suas obras. Um provável horário de nascimento às 21:40 (hora local) indica Sagitário ascendendo - e a Lua em Peixes, em conjunção com o regente do Ascendente, Júpiter, domiciliado.Vênus, arquétipo da arte e da beleza, é o dispositor do Sol em Touro, rege o dia da semana em que nasceu. Encontrava-se em domicílio, também em Touro, um signo que facilita a produção material de arte (os inúmeros desenhos, as pinturas e as esculturas), a sistematização das observações de anatomia, da natureza, do vôo dos pássaros, a observação minuciosa das fisionomias caricatas. O sêxtil com Urano relaciona-se à sua capacidade inventiva e à genialidade de suas criações.
Uma das características mais marcantes do mapa de Leonardo é o equilíbrio quase perfeito da distribuição dos planetas nos elementos Fogo, Terra, Ar e Água. Também nos signos Cardinais, Fixos e Mutáveis e pelas Casas Angulares, Sucedentes e Cadentes. Um sêxtil entre Sol e Lua também indica um equilíbrio entre razão e sensibilidade.
A oposição de Saturno (enrijecimento), exaltado em Libra, a Mercúrio (mãos), em Áries, simboliza a artrite que o acometeu na idade mais avançada e o impedia de pintar. Simboliza sentimentos de “opressão, culpa e crítica à autoridade” - as causas da doença, segundo L. Hay.
O eixo dos Nodos Lunares apontava para Sirius, Vega e Canopus, algumas das mais importantes e benéficas estrelas do céu. O primeiro eclipse após seu nascimento estava alinhado com o Centro Galáctico.
Ele era canhoto e costumava escrever tudo da direita para a esquerda (de modo a ser lido num espelho).
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Gostei. Quero fazer o meu mapa astral. Abraços, Ângela.
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