3 de jan. de 2015

A Santa Ceia - uma aula de Astrologia

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci foi uma das personalidades mais fascinantes de que se tem notícia. Artista, cientista, inventor, um gênio de notáveis talentos que viveu muito à frente do seu tempo.
Leonardo era também astrólogo. Em sua pintura da Santa Ceia, deixou registrados vários conceitos numerológicos e astrológicos: a divisão em hemisférios, quadrantes, os signos, os aspectos, os regentes dos signos e até a parte do corpo que regem.
A pintura, numa técnica de têmpera sobre gesso, foi feita entre 1495 e 1498 no refeitório do Monastério de Santa Maria della Grazie, em Milão. Retrataria a reação dos apóstolos à declaração de Jesus de que um deles o trairia.
Era comum no Brasil, até há poucas décadas, ver uma cópia deste quadro nas salas das casas!

A representação do Tao, aquele que unifica tudo (1)


O quadro da Santa Ceia representa vários simbolismos numerológicos e astrológicos. Por exemplo, o número 1: todas as linhas da perspectiva se dirigem à cabeça de Jesus, no centro do quadro, simbolizando o 1, que integra a totalidade dos 12 signos.

A união dos opostos, os hemisférios (2)

O 2 como divisão de 12/6: o jogo de claro - à direita, com os 6 primeiros signos, de Áries a Virgem - e escuro, à esquerda, com os seis signos seguintes, de Libra a Peixes.


Jesus, no centro, tem a sua mão esquerda, do lado claro, com as palmas para cima, no gesto de dar – e a 
sua mão direita, com a palma para baixo, do lado escuro, no gesto de guardar.

Os quadrantes (4x3)

Arranjo em 4 grupos de 3 signos: os 4 quadrantes do mapa. Os signos cardinais, que marcam o início das 4 estações, são os primeiros de cada grupo de 3: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.
 

Os aspectos

Pode-se notar como a postura de cada uma das figuras indica qualidades do aspecto astrológico simbolicamente representado por cada signo em relação (angular) a Áries:


1: conjunção 0º – o encontro, o início (aqui o ponto de referência, o princípio)
2 e 12: semi-sêxtil 30º – as faces voltadas frontalmente para o primeiro (1), mostrando interesse, mas com certo conflito
3 e 11: sêxtil 60º – pela posição dos braços, apontados ambos para o mesmo lado, indicam negociação, comunicação, articulação, outro ponto de vista.
4 e 10: quadratura 90º – estão com as mãos juntas, para dentro (4, resistência) e para fora (10, prudência) – indicando tensão.
5 e 9: trígono 120º – com os braços abertos em direções opostas, indicam grandes pontes, fluidez. Inclusive o número (9) se inclina, com o corpo atrás do (8), para deixar a cabeça próxima do (7) e estabelecer um contato.
6 e 8: quincunce ou inconjunto 150º - estão fora de contato, não integrados aos outros, indicando frustração e desajuste.
7: oposição 180º - é a figura com maior inclinação lateral, mais afastada, indicando polarização e oposição em relação ao número (1).

Os signos e seus regentes (7,12)

Características físicas dos arquétipos dos regentes dos signos, espelhados, da direita para a esquerda
“As mãos e os braços, em todas as suas ações, devem exibir a intenção da mente que os move, até quando for possível, porque, por meio deles, quem tiver um bom julgamento mostrará intenções mentais em todos os seus movimentos.” – Leonardo da Vinci
A atitude, a feição, a postura, a posição das mãos indicam as características mentais e emocionais dos signos, além de representarem os regentes dos signos.
 

Áries: Simão

Destaque na cabeça, parte do corpo regida por Áries. As mãos lançando as idéias, o nariz aquilino, corpo magro, calvo, o queixo proeminente marcam atitudes masculinas e desafiadoras de Marte, seu regente, o guerreiro, o iniciador da ação.

Touro: Tadeu (Judas Tadeu)

O pescoço é o destaque. O olhar fixo, uma atitude firme e obstinada. A figura passa peso e contenção.

Gêmeos: Mateus

Destaque para braços e mãos (regidos pelo signo), apontando para um lado - e o olhar, para o outro: a dualidade ou mutabilidade do signo. Parece o mais jovem de todos, sem barba. Mercúrio é o regente e representa os jovens. A figura passa o poder da argumentação, gesticulação, articulação.

Câncer: Filipe

O colo do peito é o destaque, o signo rege as mamas (além de útero e ovários). A figura é voltada para dentro, tem traços femininos, e nos lembra que seu regente é a Lua. Os contornos são arredondados, parece ter uma lua crescente, em volta do pescoço. Passa timidez, sensibilidade.

Leão: Tiago Maior (Menor) (*)

O peito é destaque, ocupando grande espaço. O coração é parte do corpo regida por Leão. A figura é dourada, nobre, a juba encaracolada. O Sol é o regente, ele brilha ao lado de Jesus, os braços se estendem bem abertos, numa atitude protetora, dominadora.

(*) Há divergências na associação de Tiago Maior ou Tiago Menor a Leão/Aquário. Tiago Maior e seu irmão João eram filhos de Zebedeu e Salomé, apelidados por Jesus de "Filhos do Trovão" (Boanerges), por seus temperamentos impetuosos. Por isso o associo a Leão (signo de Fogo). Ainda influenciado pela vaidade de sua mãe, requisitou uma posição de destaque junto ao trono de Jesus no paraíso: vaidade, orgulho e impetuosidade são características de Leão.

Virgem: Tomé

O dedo, regido por Mercúrio, é o destaque, numa atitude de crítica, de apontar. Está um pouco escondido: virginianos não se sentem à vontade em evidência, preferem os bastidores, mas não perdem nada do que acontece. A figura mostra sutileza, argúcia.

Detalhe por Giacomo Raffaelli, Viena

Libra: João

A figura tem as mãos unidas, a ponderação da justiça, a dificuldade de tomar partido. Parte do manto de uma cor, parte do outro, a integração dos polos. Librianos dão atenção aos outros, está totalmente inclinado para ouvir o sagitariano. Suas feições são belas e femininas, lembrando que o regente do Signo é Vênus, a deusa da beleza.

Escorpião: Judas (Judas Iscariotes)

A figura parece a mais escura, segura um saco de dinheiro numa mão, a outra mão aberta para pegar o que é do outro, como a tenaz do escorpião pronto para dar uma fisgada. Um pouco retraído, parece guardar um segredo, controlado. Foi quem traiu Jesus.

Sagitário: Pedro

O destaque é o quadril, parte do corpo regida pelo signo, que é mutável. Uma das mãos aponta para frente, outra (com uma faca), aponta para trás, numa alusão talvez à flecha do Sagitário. A figura indica movimento, comunicação, elucidação.

Capricórnio: André

Parece o mais velho, numa representação de Saturno, seu regente, com pouco cabelo e longa barba. As mãos indicam prudência, reserva, retração. A figura passa uma impressão de pessimismo.

Aquário: Tiago Menor (Maior)

Abraça os companheiros (Capricórnio e Sagitário), símbolo de fraternidade. Como todos os signos fixos, um pouco recolhido. A figura mostra um olhar focado, uma atitude racional.

Peixes: Bartolomeu

O destaque são os pés, cruzados (signo mutável), a parte do corpo regida pelo signo. Uma figura grande, como Júpiter, seu regente, que tem que se apoiar na mesa para manter seu equilíbrio.

Regentes (7):

Masculinos
Marte: rege Áries, a figura mais masculina - e Escorpião, a figura mais agressiva.
Júpiter: rege Sagitário e Peixes, expansivos, grandes.
Saturno: rege Aquário e Capricórnio, os mais contraídos, tensos.
Sol: rege Leão, o mais nobre e dominador.

Femininos:
Vênus, rege Touro e Libra, de cabelos compridos e feições proporcionais.
Lua, rege Câncer, a figura mais introvertida e arredondada.

Andrógino:
Mercúrio: rege Gêmeos e Virgem, aparência de mais jovens.

Os triângulos e o Código da Vinci? (3x3, 9)


Para mim, o triângulo que envolve o Cristo representa a Trindade, a harmonia do 3. Já o triângulo entre Jesus e João, que o livro/filme de ficção O Código da Vinci sugere ser um "V" de "Vaso-Cálice-Graal-Madalena", para mim é mais uma posição corporal de grande afastamento, simbolizando o aspecto de “oposição”, de Libra em relação a Áries.
Se houver uma sugestão de um "V" seria, na minha opinião, o de Vênus, regente de Libra. Já que as outras figuras estão representadas com algumas características do regente do signo, creio que a representação com traços bonitos não seria de Madalena, mas sim de Vênus, a deusa da beleza, regente de Libra e representada por João.
O Cristo, ao centro, têm toda uma simbologia de ponto focal, o centro do círculo, a integração das polaridades, a Trindade unificada (o princípio do três em um, representado pelo triângulo que o envolve), a fusão do Jesus humano com o Cristo divino - e não teria muito sentido fazer polaridade com a figura ao lado.

O mapa natal de Leonardo da Vinci

Leonardo viveu entre 1452 e 1519, foi um mito da Renascença. Um taurino típico, sofria de procrastinação crônica e custava a terminar suas obras. Um provável horário de nascimento às 21:40 (hora local) indica Sagitário ascendendo - e a Lua em Peixes, em conjunção com o regente do Ascendente, Júpiter, domiciliado.
Vênus, arquétipo da arte e da beleza, é o dispositor do Sol em Touro, rege o dia da semana em que nasceu. Encontrava-se em domicílio, também em Touro, um signo que facilita a produção material de arte (os inúmeros desenhos, as pinturas e as esculturas), a sistematização das observações de anatomia, da natureza, do vôo dos pássaros, a observação minuciosa das fisionomias caricatas. O sêxtil com Urano relaciona-se à sua capacidade inventiva e à genialidade de suas criações.
Uma das características mais marcantes do mapa de Leonardo é o equilíbrio quase perfeito da distribuição dos planetas nos elementos Fogo, Terra, Ar e Água. Também nos signos Cardinais, Fixos e Mutáveis e pelas Casas Angulares, Sucedentes e Cadentes. Um sêxtil entre Sol e Lua também indica um equilíbrio entre razão e sensibilidade.
A oposição de Saturno (enrijecimento), exaltado em Libra, a Mercúrio (mãos), em Áries, simboliza a artrite que o acometeu na idade mais avançada e o impedia de pintar. Simboliza sentimentos de “opressão, culpa e crítica à autoridade” - as causas da doença, segundo L. Hay.
O eixo dos Nodos Lunares apontava para Sirius, Vega e Canopus, algumas das mais importantes e benéficas estrelas do céu. O primeiro eclipse após seu nascimento estava alinhado com o Centro Galáctico.
Ele era canhoto e costumava escrever tudo da direita para a esquerda (de modo a ser lido num espelho).


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