Referências Biográficas
Clara de Assis, em italiano Santa Chiara d'Assisi, nascida Chiara d'Offreducci (Assis, 16 de julho de 1194 — Assis, 11 de agosto de 1253), foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas).Pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.
Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão.
Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.
Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem as florinhas de São Francisco. Escritos muitos anos após a morte de ambos, é difícil atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.
Referências Astrológicas
Santa Clara nasceu 13 anos depois de São Francisco. Ela do 1º grau de Leão (diferença de calendário da época) e ele Libriano, conforme o mapa retificado por Noel Tyl (1). Mas os mapas natais de ambos têm uma conjunção de Lua com Urano. A conjunção dele era no início de Touro, a dela no final de Gêmeos.
Esta conjunção indica rebeldia, quebra de padrões, rompimento (Urano) com a ancestralidade (Lua). No caso de Francisco, acontece na casa 2 (sistema de valores, bens) e no caso de Clara na casa 4 (padrão familiar, papel imposto pela família, heranças). Esse traço de Clara é reforçado por um provável asc. Aquário e um MC (meio-do-céu) em Sagitário, ambos signos que exigem espaço, liberdade e autonomia na sociedade (Aquário) e na religião e filosofia (Sagitário). Ambos, Francisco e Clara, se rebelaram contra os valores de suas famílias ricas e poderosas e se entregaram à afirmação de sua fé pelo caminho da pobreza.
O lado teimoso dela, que resistiu às ordens do pai, é bem representado por essa conjunção e pelo Sol em Leão (nobreza, soberba).
Clara tinha Urano e Plutão fora de limites (declinação além da do Sol). No caso de Francisco era Marte que estava além dos limites. Ela tinha três planetas em domicílio, ou seja, nos signos que regem: Sol, Saturno e Netuno. Dois em detrimento, Marte e Júpiter. Então para ela era mais fácil a pobreza (Saturno) e a fé e caridade (Netuno) que a luta (Marte) e a prosperidade (Júpiter).
Na época de Clara, as mulheres tinham apenas dois destinos: o casamento ou o mosteiro. Clara provavelmente tinha uma paixão muito forte, devido à conjunção exata entre Vênus e Plutão em Câncer - não devia ser fácil para uma garota da classe dela dar vazão a esse impulso. Ainda mais com o Nodo Lunar Sul em conjunção com Algol, a mais terrível das estrelas, indicando fatalidade e tragédia. Então o lado de Plutão funciona não como exploração da paixão (Vênus) mas como repressão. E a castidade de uma vida monástica leva à transcendência, através de muita oração, sacrifício e jejum. O grande trígono entre Marte (libido), Urano (quebra) e Netuno (transcendência) pode tê-la ajudado.
Francisco era muito Ar e Terra - e lhe faltava Fogo e Água. Clara tinha muitos planetas nos elementos Ar, Água e Fogo, mas lhe faltava Terra. Eles se complementavam nos elementos.
Francisco tinha Vênus, Mercúrio e Plutão (amor, palavras e desejo) na casa da sexualidade de Clara e Clara tinha Vênus e Sol (amor e self) na casa do namoro de Francisco e Marte (libido) na casa dele da sexualidade. Então a atração entre ambos deve ter sido muito forte, um desejo profundo que foi sublimado pelos votos de castidade e dedicação à vida religiosa.
(1) Astrology of the Famed, ed. Llewellyn, 1996. pag 79 a 166.
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Nota sobre a série "Aniversariante"
O objetivo aqui não é fazer uma análise completa do mapa natal do
aniversariante escolhido. Um relatório que preparo com a interpretação do mapa no
nível ‘padrão’, ‘plus’ ou ‘premium’ teria em média 62, 72 ou 106
páginas, respectivamente.
O objetivo é mostrar ao leitor que um mapa astrológico oferece dezenas de fontes de informação, muito além da interpretação do signo solar que é a única que consta de horóscopos, blogs e colunas de revistas e jornais populares.
Por exemplo: os planetas em signos, casas e aspectos; a
distribuição dos planetas em elementos, signos, casas, modos, quadrantes;
formatos geométricos; os aspectos com as Partes arábicas; os aspectos com as
Estrelas Fixas; as estrelas heliacais; a posição dos regentes dos pontos e
planetas; asteroides; pontos-médios, dignidades dos planetas; graus sabianos; fase
da lua; etc.
Muitas vezes a combinação dos fatores leva a pessoa a se
realizar num campo nunca esperado para seu signo solar!
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Mídias Sociais
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