Detalhando o uso flexível do argumento "Matriz-Tabela" na fórmula ProcV!
matriz_tabela
Primeiramente, sobre o argumento “matriz_tabela” na função PROCV (VLookUp) ou PROCH (HLookUp) (ou XLOOKUP). É o segundo argumento da função, indica o intervalo de células (ou o nome da matriz) dentro do qual se deve pesquisar o valor que você deseja encontrar.
Imagine que você tenha uma tabela de dados, como uma lista de alunos e suas notas. A "matriz" é simplesmente o intervalo de células da tabela onde residem seus dados. Portanto, se os nomes dos seus alunos estiverem na coluna A e as notas deles na coluna B, sua matriz seria algo como A1:B10. Isso informa ao Excel onde procurar as informações de seu interesse. Você pode dar um nome a esta tabela, como "Tab_notas_2024".
Porém, e quando a nota procurada de um aluno estiver em várias tabelas diferentes (Tab_Notas_2024, Tab_Notas_2023, etc.) - e você deseja indicar o intervalo da tabela (ou o nome da matriz) desejada por meio do conteúdo de uma outra célula (ou de uma célula em uma lista)?
Se no argumento "matriz" na função PROCV você simplesmente indicar o endereço da célula onde está o nome da matriz, isto não vai funcionar.
Se você indicar a célula (cujo conteúdo é o intervalo da tabela ou nome da matriz desejada), no argumento Matriz de PROCV usando a função ÍNDICE/CORRESP ou até a função ProcV ou ProcH (aninhada) dentro da função de busca, isso também não vai funcionar. Vai gerar um erro como #REF.
INDIRETO
É preciso indicar ao Excel que o conteúdo (texto) da célula fornecida no argumento Matriz_tabela faz referência ao intervalo ou "nome" da matriz desejada. Para isso, é preciso usar a função "INDIRETO".
INDIRETO permite fazer referência a células indiretamente, o que significa que você pode usar o valor de uma célula para fazer referência a outra célula.
Digamos que você tenha o intervalo da matriz (A1:B10) ou "Tab_Notas_2024" escrito na célula C1. Em vez de digitar A1:B10 ou Tab_Notas_2024 diretamente em sua fórmula PROCV, você pode usar INDIRETO(C1).
Isso diz ao Excel para observar o conteúdo da célula C1 e tratá-lo como referência para a matriz. Portanto, se C1 contiver "A1:B10" ou "Tab_Notas_2024" ou qualquer outro valor, o Excel irá interpretá-lo como se você tivesse digitado o intervalo ou o nome da tabela diretamente em sua fórmula.
Juntando tudo, usar a função INDIRETO como argumento "Matriz" permite alterar dinamicamente o intervalo de células que sua função ProcV está observando com base no valor de outra célula.
Isso pode ser muito útil quando você deseja tornar suas fórmulas mais flexíveis e adaptáveis às alterações em sua planilha! Por exemplo, você digita o nome do aluno, a disciplina e o ano em campos de opção e a função ProcV vai buscar a nota do aluno naquela disciplina na tabela referente àquele ano.
Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal e Previsões!
Marque sua consulta, presencial ou remota!
Contatos pelos links: Mídias Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Curta! Compartilhe! E deixe aqui seu comentário! :)