1 de dez. de 2019

Benefícios das Previsões Astrológicas


Razões para encomendar as previsões astrológicas personalizadas

As técnicas de previsão astrológica mais comuns são os trânsitos, as progressões e a revolução solar. Elas nos permitem entender profundamente os ciclos e ritmos de nossas vidas, capacitando-nos a tirar o máximo proveito das marés favoráveis e a nos precaver durante os períodos de vacas magras ou a nos preparar para os períodos de desafios.




Um exemplo real: nascidos em 1978 (41 anos em 2019)

Quem nasceu no final de 1977 ou em 1978 tem Plutão natal em torno de 16º de Libra e Netuno natal em torno de 17º de Sagitário.

Saturno, em 2019, transitando entre 11 e 20º Capricórnio, fez quadratura com aquele Plutão natal. Netuno, em 2019, transitando entre 14 e 18º de Peixes, fez quadratura com aquele Netuno natal.

As interpretações destes trânsitos dizem o seguinte, resumidamente:

Saturno quadratura Plutão natal:

Desafios; Planos fracassados; Ambições frustradas; Mudanças forçadas; Afastamento de amigos; Solidão, depressão; Obstáculos inesperados; Portas fechadas; Abandono de metas; Mudança crítica de atitude; Pouco interesse dos outros pelas ideias; Crise de identidade; Lições a serem aprendidas; Cortar o desperdício; Disputas de poder; Afastar para recobrar o domínio da situação.

Netuno quadratura Netuno natal:

Crise existencial; Desejos que põem em cheque tudo que faz e é; Necessidade de mudanças nos ideais e valores espirituais; Nova atitude em relação às crenças religiosas; Frustração em relação ao que gostaria de ter realizado; Consciência de desejos insatisfeitos, sonhos e ideais não realizados; Urgência para garantir sua fatia do bolo gerada pela crise da meia-idade; Desejo de maior realização pessoal; Perseguição de ideais ilusórios: o emprego perfeito, o relacionamento perfeito; Crise interna, lidar com envelhecimento; Sacrifício de sonhos e renúncia de fantasias de sucesso.


Casos reais

Uma conhecida parlamentar brasileira passou por este trânsito e as palavras-chave parecem descrever em detalhe a situação de perda de status e de apoio de sua base eleitoral em 2019. Fora o trânsito de Plutão em conjunção com Mercúrio (perda de clareza mental, paranoia, pensamentos de vingança).

Um conhecido presidente de um país da Europa também está vivenciando os dois trânsitos citados, tomou várias decisões equivocadas e perdeu status e apoio político em 2019.


Conclusão

Um estudo astrológico feito com antecedência poderia ter alertado para mudanças de atitudes e tomada de decisões que evitariam a degradação de status, perda de poder e a vergonha pública pelas quais estes políticos estão passando.

Os estudos astrológicos provam ser um investimento de custo pequeno em relação aos enormes benefícios!

Encomende suas previsões personalizadas!


~o§.§o~
 
Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais

WebsiteTwitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail  

~o§.§o~
 
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

30 de nov. de 2019

Júpiter transita por Capricórnio

Trânsito de Júpiter por Capricórnio - 02/12/2019 a 19/12/2020

O trânsito de Júpiter por Capricórnio dura pouco mais de um ano. O planeta gigante ingressa em Capricórnio em 02/Dez/2019 às 15:20 e sai de Capricórnio em 19/Dez/2020 às 10:07 (UTC-3).

Retrogradação

Júpiter fica retrógrado (Rx) em 14/Mai/2020 e volta ao movimento direto (D) em 12/Set/2020.

(ver gráfico.)
Efemérides Jup-Ura-Net-Plu 2020

Aspectos mais importantes

Quíron - quadratura - 9/Dez/2019
Urano - trígono - 15/12/2019
Netuno - sêxtil - 20/Fev/2020 D, 27/jul/2020 Rx, 12/Out/2020 D
Plutão - conjunção - 4/Abr/2020 D, 30/Jun/2020 Rx, 12/Nov/2020 D
(ver gráfico)


Significado coletivo

Os ciclos de Júpiter (ou Zeus, na mitologia grega, o todo poderoso Rei do Olimpo), simbolizam crescimento, expansão, movimento, otimismo, desenvolvimento, autoridade, filosofia, religião, educação e uma visão ampla do mundo.

Capricórnio é um signo relacionado às empresas, ao governo, à administração de recursos, à eficiência, à prudência.

Neste período em que Júpiter transita por Capricórnio os governos, empresários e administradores darão maior atenção à otimização de uso de recursos e do tempo, às estratégias para aumento de produtividade e eficiência.

Aumenta o interesse por cursos de administração e investimentos, assim como de justiça do trabalho. Técnicas de mineração e construção tendem a contar com avanços tecnológicos.

Em termos gerais, as pessoas sentem uma necessidade maior de desenvolver uma estratégia clara e de segui-la cuidadosamente para alcançar suas metas. Devem tentar aprimorar seu senso de ordem, estrutura e autodisciplina para satisfazer o aumento de ambição, assim como maior persistência para terminar seus projetos. Dão mais importância a um trabalho profissional, à “expertise”, não importa em que campo estejam ou quão simples seja a atividade. E, por extensão, dão maior valor aos profissionais competentes.

Júpiter sai de Sagitário, signo de que é regente e onde está em expressão máxima - e entra em Capricórnio, signo em que está em queda, devido à natureza constrita de Capricórnio, oposta à natureza expansiva do planeta. A moralidade, a busca da verdade e a interpretação filosófica de Júpiter encontram em Capricórnio uma expressão mais séria, ética e conservadora.

Pode ser possível também notar uma interferência mais intensa das igrejas, poder judiciário e academia nos assuntos relacionados aos governos e empresas.

Signos Regidos por Júpiter e signos de Água – Escorpião e Peixes


Júpiter é o regente tradicional de Sagitário e Peixes. Os nativos destes signos devem sentir o efeito do ingresso de Júpiter em Capricórnio como uma onda que os impulsiona nos negócios, na organização do tempo e na busca de estruturas sólidas.

Os nativos dos signos de Água próximos a Capricórnio, ou seja, Escorpião e Peixes, serão beneficiados, pelos aspectos de sêxtil (60º) que Júpiter faz com planetas nestes signos, enquanto transita por Capricórnio. Pessoas com muitos planetas e pontos (Ascendente, Meio-do-Céu, Nodos Lunares, Roda da Fortuna, etc.) nesses signos vão experimentar alguma expansão nos temas representados por estes planetas, pontos e aspectos.

Júpiter traz aspiração, ampliação de metas e objetivos e nos convida a sair da zona confortável – ou melhor – a expandir suas fronteiras de modo a incluir o prazer em territórios ampliados.

Ascendente em Capricórnio


Quem tem Ascendente em Capricórnio deve procurar expandir sua vida (atividades, projetos, pontos-de-vista, perspectivas), pois, simbolicamente, quando não se faz isto durante o trânsito de Júpiter pelo ascendente, o corpo "assume esta função" e se "expande"!...

Trânsito finalizado de Júpiter por Sagitário

As previsões sobre a passagem de Júpiter por Sagitário podem ser conferidas no blog!


~o§.§o~
 
Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais

WebsiteTwitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail  

~o§.§o~
 
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

10 de nov. de 2019

Natalícios em Calendários diferentes

Aniversariantes do dia?

Dois homens de grande projeção nasceram no dia 10/nov, Martin Luther (1483) e Ennio Morricone (1928), ambos com o mesmo ascendente, Leão, com o Sol em Escorpião, na casa 4, e com Vênus em conjunção a Saturno.

O que os diferencia?

A Lua natal de Martin está em Áries (fogo cardinal, combativa) na casa 9 (religião, filosofia). Enquanto a Lua de Ennio está em Escorpião (água, fixa, sentimentos profundos), na casa 4 (base, lar, passado).

Outros dados interessantes

 

MARTIN LUTHER:

monge agostiniano e professor de teologia (Júpiter na casa 3); fez a reforma protestante. Vida monástica, meditação, autoflagelações; protesto contra os dogmas do catolicismo romano e contra o judaísmo (regente da casa 12, Lua, em Áries, combativa, na casa 9, filosofia, religião); discordância da venda de indulgências e da infalibilidade papal (Lua em Áries na 9). Opôs-se ao sacerdotalismo romano, a divisão entre clérigos e leigos (Lua em Áries na casa 9).

Como promessa por sobreviver a uma tempestade de raios (Júpiter - Zeus, raios - na casa 3) mudou seu destino (nodo), advocacia, e tornou-se monge (Júpiter conjunção com Nodo norte na casa 3, Lua conjunção com Roda da Fortuna na casa 9). Graduou-se como Doutor em Teologia e estudou grego e hebraico, o que o permitiu fazer sua própria tradução da Bíblia do latim para o alemão, em 11 semanas, embora não tenha sido o primeiro a fazer isso.

Padrão dos planetas em atiradeira, com Lua no cabo. Nasceu no dia da Lua, na hora de Marte (Marte é o dispositor da Lua em Áries, portanto a Lua está bem enfatizada). Vênus e Plutão em recepção mútua; Vênus e Mercúrio em detrimento; contudo o Mercúrio estava fora dos limites ("out-of-bounds"), o que o diferencia ou destaca (estudos, línguas, pregação, escritos, tradução). Grande trígono entre Lua, Mercúrio e Netuno (conexão entre contemporâneos, escrita, religião).

Através da imprensa suas teses revolucionárias foram espalhadas para toda a Alemanha em duas semanas e pela Europa em dois meses (papel atual das mídias sociais): Marte, impulso, regente da casa 9 (ideais, religião, edição), na casa 3 (imprensa, circulação de ideias).

Mercúrio e Netuno (escrita, religião) aspectam a estrela Rigel (traz conhecimento aos outros). Vênus e Saturno estão em conjunção com Zuben Elschemali (reforma social). Marte em oposição a Hamal e Schedir (age do seu próprio modo, jogos de poder). Urano (rebeldia, reforma) em conjunção com Aculeus (ataques contínuos com sucesso) e em conjunção com Centro Galáctico!! Roda da Fortuna em paralelo com Bellatrix (sucesso através da Sombra).

Predomínio de fogo e água (impulso e sentimentos). Casou-se com uma ex-freira e tiveram seis filhos. Seus escritos antijudaicos contribuíram para a disseminação do antissemitismo pela Alemanha.

ENNIO MORRICONE:

músico, compositor, arranjador e maestro; fez trilhas sonoras e arranjos para mais de 500 filmes e programas de rádio, TV e teatro (Júpiter, regente da casa 5 - cinema, teatro, arte - na casa 10, carreira). Netuno, significador da música, está na casa 2 (valores, ganhos). A Lua, regente da 12 (inspiração) em Escorpião (sensibilidade) e em conjunção com Mercúrio (escrita), facilita a composição musical: aos 6 anos compôs sua primeira música. Vênus (estética, arte) faz trígono com Roda da Fortuna e MC (carreira), na casa 5 (criatividade). Estudou trompete.

Assim como Martin, tem predomínio de fogo e água (intuição e sentimentos). Lua e Marte estão em queda e Netuno (significador da Música) está em detrimento. Lua e Plutão, Vênus e Júpiter estão em recepção mútua (fecundidade, produção criativa).

Nasceu num dia de Saturno (na casa 5, criatividade), na hora de Marte. Embora se acredite que Saturno na casa 5 seja um inibidor da criatividade e fator de infertilidade, ele está em conjunção com Vênus (arte) e seu dispositor (Júpiter) encontra-se na casa 10 (carreira). Lua em sêxtil com Netuno, Netuno em quadratura com nodos (grande sensibilidade à música, música como missão ou carreira). Casou-se e teve 4 filhos.

Mercúrio (escrita) em oposição à estrela Mirach (harmonia, ritmo, receptividade), Plutão em conjunção a Castor (escrita ou fácil criatividade): ele inovou em termos de composição musical, incluindo ruídos e sons de animais. Nodos em conjunção e oposição a Mirfak (desejo de desafios e competir). e o Vértex em conjunção com o Centro Galáctico.

Vênus e Marte fora dos padrões (out of bounds). Dois dias depois que nasceu houve um eclipse parcial do sol, em conjunção com seu sol natal, a 19ºEsc (grau maldito).

Nota:

_out-of-bounds = além dos limites, "fora-de-campo", grau de declinação extrapola a declinação do Sol na eclíptica.


Conclusões:

-o leigo que acompanha as previsões para o signo solar nas colunas de horóscopos em revistas e jornais talvez não tenha noção da complexidade das dezenas de fatores envolvidos na interpretação de um mapa astrológico.

_embora tenham nascido no mesmo dia e mês (10/nov), os graus dos sóis natais são diferentes, porque houve a mudança de calendário gregoriano, adotado pelos países da Europa a partir de 1582, gerando a diferença entre o Sol de nascimento de Martin e o de Ennio. Ou seja, a data de nascimento de Martin está no calendário Juliano e a de Ennio no Gregoriano.

~o§.§o~
 
Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais

WebsiteTwitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail  

~o§.§o~
 
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

1 de nov. de 2019

Sol no grau 29 anarético

Considerações técnicas sobre as notações


O chamado "grau 29" corresponde à posição zodiacal entre 29º00'00" e 29º59'59". Tecnicamente este é o 30º grau do signo. Alguns textos astrológicos costumam gerar confusão, por adotarem a notação entre parênteses nos exemplos abaixo:

00º00'00" a 00º59'59" ('grau 0'): 1º grau do signo
01º00'00" a 01º59'59" ('grau 1'): 2º grau do signo
15º00'00" a 15º59'59" ('grau 15'): 16º grau do signo
29º00'00" a 29º59'59" ('grau 29'): 30º grau do signo

Preferimos a notação à direita.

Ingresso do Sol nos signos


Cada signo é uma faixa de 30º do círculo zodiacal, um setor circular. A posição 'zero' grau de Áries é o chamado Ponto Vernal ou ponto do Equinócio Vernal - e é definido pelo momento exato em que o Sol entra no Equinócio de Primavera (do Hemisfério Norte) ou Equinócio de Outono (do Hemisfério Sul).

A partir daí, a cada 30º do movimento do Sol, visto da Terra, ele ingressa em outro signo. Isto acontece num determinado horário que é diferente para cada zona de tempo do planeta. O Sol pode inclusive ingressar no mesmo signo em datas diferentes de anos diferentes, já que a correspondência entre os eventos astronômicos e o calendário não é exata. Explicando:

O ano solar tropical (período de translação da Terra ao redor do Sol, considerando o retorno ao ponto vernal) tem duração de 365,2422 dias médios ou 365 dias 05 horas 48 min 46 segundos. O ano, portanto, não corresponde a exatos 365 giros completos da Terra ao redor do seu eixo (365 dias). Ao longo de 4 anos, estas quase 6 horas a mais se transformam num dia extra (4x6h=24h) no calendário, que é o dia 29 de fevereiro dos anos bissextos. Esta regra tem algumas algumas exceções, como em anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400.

Conclusão: não se pode fixar uma data para ingresso do Sol em Signos. Estas datas variam um pouco de acordo com o ano no calendário.

Exemplo:

Ingresso do Sol em 0º de Áries (Ponto Vernal, UTC 0):
  • 21/mar/1903 às 19h14'46"
  • 20/mar/2016 às 04h30'09"

Grau Anarético: significado

Anarético vem de "anareta", planeta que é o regente (ou o almuten do regente) da 8ª casa ou que traz o simbolismo da morte, ou do devorador, ou do destruidor.

Alguns astrólogos consideram que planetas em grau anarético manifestam os atributos mais extremos daquele signo. Muitas vezes é considerada uma posição negativa por sua associação com a destruição, mas nem sempre.

Em astrologia horária os 3 primeiros e os 3 últimos graus de um signo são chamados anaréticos e não são considerados posicionamentos significativos para responder à questão do mapa.

Existe uma correlação entre grau anarético e o conceito de "fora de curso", ou seja, um planeta (de movimento rápido) que não faz aspectos com outros planetas até ingressar no signo seguinte.

Outra associação do grau anarético é com um tema recorrente, algo que foi dominado mas não concluído, ao qual tem que se voltar sempre.

Sol no grau anarético

Quem nasceu no dia de mudança de signo anunciado nos almanaques astrológicos e colunas de horóscopo de jornais e revistas pode ter uma noção equivocada sobre seu signo solar.

Isto acontece porque o Sol ingressa num signo numa determinada hora do dia publicado. As crianças nascidas antes daquele horário terão o Sol no mapa natal no 30º grau do signo que o Sol está deixando (grau anarético), enquanto que as crianças que nascerem a partir do horário calculado nas efemérides terão o Sol natal no 1º grau do signo onde o Sol ingressa.





Exemplo:
  • 1979, signo de Câncer, UTC-3 (fuso Brasília)
  • Ingresso do Sol em Câncer: 21Jun1979 às 20h56'11"

Horário de nascimento:
  • antes de 20h56'11":
    as crianças serão geminianas (terão o Sol do Mapa Natal no signo de Gêmeos).
  • a partir de 20h56'11":
    as crianças serão cancerianas (Sol natal em Câncer)

Diâmetro Angular aparente do Sol

Nossa estrela tem um diâmetro angular aparente equivalente a um arco de 0,5 grau ou 30' de grau. Como o Sol tem um movimento aparente de cerca de 1º por dia (24h), durante aproximadamente 12 horas ele está com seu diâmetro entre dois signos. O Sol precisa de 6h além do horário indicado nas efemérides para que o seu diâmetro angular esteja totalmente dentro do novo signo.

O horário de ingresso no signo, indicado nas efemérides, considera o centro do Sol ingressando a 0º do signo. Portanto, aproximadamente 6 horas antes e 6 horas depois deste horário, nossa estrela estará transitando entre dois signos.


Voltando ao exemplo anterior

  • 1979, signo de Câncer, UTC-3 (fuso Brasília)
  • Ingresso do Sol em Câncer: 21Jun1979 às 20h56'11"
Horário de nascimento:
  • antes de 14h39'02":
    a coroa solar está ainda totalmente dentro do signo de Gêmeos (centro a 29ºGem45')
  • entre 14h39'02" e 20h56'11":
    uma parte da coroa solar começa a entrar na região de Câncer.
  • às 20h56'11" de 21/jun/79:
    o centro do Sol está exatamente a 0ºCan00', ou seja, metade da coroa solar em Gêmeos, metade em Câncer.
  • entre 20h56'11" e 03h13'22" de 22/jun/79:
    uma parte da coroa solar ainda está no signo de Gêmeos.
  • depois de 03h13'22" do dia 22/jun/79:
    a coroa solar está totalmente dentro do signo de Câncer (centro a 0ºCan15')

Existe uma Zona de Transição?

No exemplo acima, tecnicamente o Sol ingressou em Câncer às 20h56'11" do dia 21/jun/1979. Mas talvez poderíamos dizer que as crianças nascidas entre 14h39'02"do dia 21/jun e 03h13'22" do dia 22/jun/1979 teriam o Sol entre os signos de Gêmeos e de Câncer, definindo aí uma "zona de transição", considerando o diâmetro angular do Sol.

Na prática usamos o horário exato como divisor entre os signos. Talvez com um estudo astrológico específico de crianças nascidas durante a zona de transição poderíamos chegar a alguma conclusão sobre a possibilidade de definir um tipo híbrido com características de ambos os signos.

Progressão Solar

O estudo do Sol progredido indica fases de aproximadamente 30 anos em que o Sol natal transita por signos do zodíaco. Estas mudanças se baseiam na equivalência da progressão secundária: a cada dia de vida equivale a um ano, portanto o ciclo de 30 dias num signo equivaleria a um período de 30 anos de vida.

A Progressão do Sol natal pelo primeiro signo, ou seja, pelo signo de nascimento pode durar  30 anos se a pessoa nasceu bem no início do signo - ou apenas alguns meses, se nasceu no grau anarético (30º do signo).

Este é um fator que poderia ser levado em conta na descrição da personalidade da criança, pois as experiências dos primeiros anos de vida da criança definem muitas das características do adulto. O sol progredido de uma criança nascida no grau anarético logo mudaria para o signo seguinte, por onde transitaria nos próximos 30 anos. Isto talvez pudesse deixar impressões mais duradouras na criança, nos primeiros anos de vida, relacionadas ao signo seguinte em que o sol ingressa em progressão, ao invés de gravar no seu subconsciente as impressões filtradas pelo signo solar de nascimento.

Naturalmente, a publicação de resultados de estudos específicos sobre este tema seria muito importante para o campo da Astrologia.

~o§.§o~
 
Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais

WebsiteTwitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail 
~o§.§o~
 
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário! 


23 de set. de 2019

Solstícios e Equinócios marcam as estações

Solstícios e Equinócios

São marcados quando ocorre o ingresso do Sol nos Signos Cardinais:



Para o Hemisfério Sul


  • LIBRA: marca o equinócios de primavera;
  • CAPRICÓRNIO: marca o solstício de verão;
  • ÁRIES: marca o equinócio de outono;
  • CÂNCER: marca o solstício de inverno.




As estações 

São quatro e acontecem devido:
  • ao movimento de translação da Terra ao redor do Sol
  • à inclinação fixa do eixo de rotação da Terra, que aponta sempre ao norte para a estrela Polaris.



Os solstícios e equinócios marcam o que deveria ser o AUGE das estações:

  • SOLSTÍCIO DE VERÃO (20-21dez): o dia mais longo do ano, que deveria ser o mais quente;
  • SOLSTÍCIO DE INVERNO (20-21jun): o dia mais curto, deveria ser o mais frio;
  • EQUINÓCIO DE PRIMAVERA (22-23set): dia/noite com mesma duração, temperaturas médias em direção ao verão;
  • EQUINÓCIO DE OUTONO (20-21mar): dia/noite com mesma duração, temperaturas médias em direção ao inverno.

Inércia Térmica

Ocorre que, devido ao efeito de 'INÉRCIA TÉRMICA", o imenso volume de água dos oceanos retarda o aquecimento ou o resfriamento do clima nos hemisférios.
 

Assim, as temperaturas mais altas ocorrem normalmente algumas semanas após o solstício de verão. Idem para as temperaturas mais frias, após o solstício de inverno.

Convencionou-se, portanto, a associar os solstícios e equinócios ao INÍCIO das estações.


~o§.§o~
 
Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais

WebsiteTwitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail 
~o§.§o~
 
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário! 

8 de set. de 2019

Quando os Pais Manipulam


Manipulação disfarçada de Amor Parental

Assisti a dois dramas, que, por sincronicidade, têm um tema em comum: pais controladores.

O primeiro mistura drama romântico com um documentário sobre a ação do exército turco na primeira guerra. Os pais manipulam o destino do filho, que deseja sair da aldeia para estudar medicina em Constantinopla. E sua mãe mente, para preservar a promessa do casamento arranjado.

O segundo é um drama romântico. Os pais escolhem o casamento da filha segundo critérios financeiros. A mãe interfere no destino da filha, para impedi-la de fazer uma escolha de vida que ela própria não conseguiu fazer.
Cena de "The Notebook", baseado no best-seller de Nicholas Sparks, com Ryan Gosling e Rachel McAdams

O que pode estar por trás da manipulação:


  1. A manipulação se disfarça de amor parental.
  2. Bloqueio do livre arbítrio dos filhos.
  3. Abuso de poder, como se a vida dos filhos pertencesse aos pais
  4. Radical interferência no destino dos jovens
  5. Imposição aos filhos dos próprios valores e crenças
  6. Desejo de proteção, de evitar-lhes sofrimento
  7. Medo de perder o controle sobre os filhos para circunstâncias que não dominam
  8. Dificuldade de assumir que não tiveram a coragem dos filhos para fazer escolhas semelhantes no passado
  9. Medo da solidão, de perder o investimento nos filhos como seus cuidadores na velhice
  10. Imposição de perpetuação das tradições sociais ou crenças religiosas.

A sincronicidade foi ainda maior por ter escutado, dois dias antes, uma mãe associando suas dores musculares paralisantes à viagem de um filho, já bem crescido, para um país distante, contra sua vontade. Ela confessou a agonia que isto lhe causou por saber que o filho tão mimado estava sofrendo por não saber lidar com os desafios da vida. Somatizou nos músculos o conflito (raiva, inflamação) entre partir para resgatá-lo (ação) ou deixá-lo amadurecer pela dor (contração). E assumiu a culpa pela superproteção.

Os filmes são:


“A Promessa” (https://bit.ly/2kyvRfx), do mesmo diretor de “Hotel Ruanda”;
e “Diário de uma Paixão” (https://bit.ly/2m3DvyR), baseado no best-seller de Nicholas Sparks, “The notebook”.

Preparem os lenços!

O Tratamento

A terapia com essências florais têm ótimos recursos para tratar do tema dos pais manipuladores, carentes, autoritários. E, para os filhos, os traumas, a rebeldia, bloqueios e repressões, tomada de decisões, autoestima, clareza de visão, assumir o controle do próprio destino, conexão entre mente e coração.

~o§.§o~
 
Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais

WebsiteTwitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail 
~o§.§o~
 
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário! 

6 de set. de 2019

O Perigo Oculto na Farinha de Trigo

As massas feitas com farinha de trigo branca podem estar intoxicando a população, causando quatro milhões de mortes por ano devido à diabetes.
E o problema não é o glúten. Saiba mais!

O grão do trigo

O cultivo do grão do trigo surgiu há cerca de 10.000 a.C., com as primeiras práticas de agricultura. Hoje é o segundo alimento mais consumido no mundo. Contudo, para ser consumido, por sua casca ser dura, era necessário moer o grão entre pedras, esmagando assim sua camada externa. Surgiu assim a primeira farinha de cereal integral, cujo pó era grosso, nada similar à farinha branca que conhecemos hoje.

Os grãos, porém, ao serem esmagados, faziam com que seu óleo escorresse e, exposto ao ar, tornava-se rançoso. Então, no século XIX, com o surgimento da moagem industrial, o trigo se transformou em um pó fino. O desperdício então deixou de ser um inconveniente, e ele passou a durar meses na despensa. (6)

A farinha de trigo no passado

Há poucas décadas o trigo era moído para consumo doméstico ou local, em moinhos d'água ou de manivela, num processo lento - e a farinha envelhecia naturalmente.

Hoje em dia são produzidos milhões de quilos de farinha por dia, nas indústrias, sob altas temperaturas e em alta velocidade.

O pão produzido atualmente não se parece com o pão produzido pelos nossos antepassados, antes da revolução industrial, no século XIX.

Refino do trigo para fabricar a farinha branca

O processo de refinamento basicamente limita a farinha ao endosperma do grão, formado por carboidrato e proteína, que no caso do trigo é o glúten. Ou seja, ele é desprovido da sua camada externa, rica em fibras, e do germe, rico em proteína e vitaminas do complexo B. (6)

 O que é retirado no processo de refino:
  • Metade dos ácidos graxos não saturados
  • Praticamente toda a vitamina E
  • 50% de cálcio
  • 79% de fósforo
  • 80% de ferro
  • 90% de magnésio
  • 50 a 80 % de vitaminas B

Perdem-se as fibras que retardam a absorção de glicose e sobra um carboidrato simples, transformando a farinha num alimento com alto índice glicêmico. (5)

Além disso, a farinha, que naturalmente é castanha, passa por um processo de clareamento com a utilização de dióxido de cloro, que quando entra em contato com a proteína da farinha, forma outra substância química, aloxana.

Branqueamento da farinha

Um produto semelhante ao cloro é usado para branquear a farinha, para efeitos estéticos. Mas um subproduto é formado, chamado "aloxana". Ela promove a destruição das células beta no pâncreas, que produzem insulina.

Essa substância química cuja composição é C4H2O4N2, é resultado da decomposição do ácido úrico e um subproduto do cloro gasoso, usado como agente branqueador da farinha de trigo. Esse gás possui elevado poder oxidante e pode se tornar letal, caso seja inalado.

A Aloxana é tão eficaz na destruição de células beta que é a droga de laboratório padrão usada para induzir artificialmente diabetes em ratos para testes de drogas e outros estudos. (5)


Aloxana

A aloxana é um sub-produto do branqueamento da farinha de trigo, após seu refino. Não pode ser retirada. Não existem muitos estudos sobre o efeito da aloxana a longo prazo no corpo humano.

A aloxana é uma toxina caracterizada como pesticida, oxidante, irritante e letal pela Agência de Proteção Ambiental Americana, porém nunca é mencionada no rótulo dos produtos que utilizam a farinha de trigo branca. (6)

Em animais de laboratório, ela leva ao desenvolvimento de diabetes, uma vez que ela destrói a função pancreática dos mesmos. A substância inclusive é utilizada pelos cientistas para induzir a chamada diabetes aloxânica, em estudos feitos com animais.

Ela danifica as células beta das ilhotas pancreáticas, grupo de células cuja função é produzir a insulina, hormônio responsável por captar a glicose do sangue e levar para os tecidos. Por ser uma substância similar à glicose, a aloxana é absorvida muito rapidamente, e logo após produz radicais livres que destroem as células beta, inibindo assim a produção de insulina.

Em um estudo que avaliou os níveis da substância em crianças diabéticas demonstrou-se que elas possuíam uma quantidade estatisticamente maior no organismo, quando comparadas às crianças saudáveis. (6)

A aloxana, um dos agentes diabetogênicos mais estudado e comumente utilizado no meio científico para a indução do diabetes experimental, provoca sinais semelhantes aos encontrados na síndrome diabética em humanos, tais como perda de peso corporal, glicosúria, polifagia, polidipsia, hiperglicemia, cetonúria, cetonemia, além de possuir pequena ação oncogênica e menor custo comparada a STZ (Lerco et al., 2003; Cavalli et al., 2007; Ribeiro et al., 2007).Essa droga possui citotoxicidade específica para as células β do pâncreas, causando danos aos vasos sanguíneos das ilhotas pancreáticas, provocando a morte das células e quadro clínico de diabetes mellitus tipo 1 (Lerco et al., 2003; Santos Junior, 2006; Cavalli et al., 2007; Ribeiro et al., 2007; Lenzen, 2008)

A aloxana promove uma liberação maciça de insulina, presumivelmente em virtude do influxo de íons cálcio ao citosol das células β, no entanto, trata-se de uma liberação de curta duração, seguida por completa supressão da resposta das ilhotas pancreáticas à glicose, em decorrência de necrose das células β (Szkudelski et al., 1998; Lima et al., 2001; Szkudelski, 2001). A ação da aloxana no pâncreas é precedida por sua rápida absorção e acúmulo nas células beta, atribuída a uma elevada taxa de captação da droga por essa célula, através do transportador de glicose GLUT2 presente no plasma (Lima et al., 2001; Szkudelski, 2001; Zanoello et al., 2002; Cavalli et al., 2007; Lenzen, 2008). Portanto os efeitos patológicos da aloxana podem ser atribuídos as suas propriedades químicas, a absorção seletiva celular e ao acúmulo da mesma (Lenzen, 2008). (3)

A injeção de aloxana 2% na via endovenosa do rato acompanhou-se de um índice de mortalidade de 39%, tendo produzido diabetes grave também em 39% dos animais. O diabetes foi caracterizado por queda progressiva do peso corporal, elevação substancial da ingestão hídrica, ingestão alimentar e da diurese, com valores glicêmicos acima de 300 mg/dl, glicosúria 3+ e, eventualmente, cetonúria. O diabetes não altera o perfil de colesterol e lípides de ratos a longo prazo. Os estudos revelam que a aloxana produz, no rato, alterações clínicas e laboratoriais características de diabetes grave, as quais possibilitam estudos a longo prazo do diabetes. (4)


Diabetes Mellitus

Estima-se que existam cerca de 150 milhões de diabéticos no mundo, e a projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2025 é que esse número dobre. O diabetes é uma doença altamente incapacitante, aumentando em 25 vezes a susceptibilidade do desenvolvimento de cegueira. Aumenta também em 17 vezes a chance de desenvolvimento de nefropatias, em 5 vezes amputação de membros e o dobro de risco para doenças cardiovasculares, quanto comparado a indivíduos não diabéticos.(6)

A hiperglicemia persistente no diabetes mellitus leva a complicações microvasculares, predominando a retinopatia, nefropatia e neuropatias debilitantes, e a complicações macrovasculares, como o acidente vascular cerebral, doenças que afetam artérias que suprem o coração, cérebro e extremidades inferiores. Juntas, essas doenças fazem do diabetes a sétima causa de óbitos no mundo desenvolvido (Zanoello et al., 2002; Kirsten, 2006; Cavalli et al., 2007; Ribeiro et al., 2007). (1)

As consequências sociais e econômicas são consideradas devastadoras, uma vez que, quatro milhões de mortes por ano estão relacionadas ao diabetes e suas complicações, o que representa 9% da mortalidade mundial total (Vasconcelos et al., 2008). (2)

Tratamento Homeopático

É baixo o número de artigos publicados usando a homeopatia no tratamento de uma doença relativamente comum na prática clínica. A baixa qualidade dos estudos relacionados é evidente pela fraca metodologia dos estudos publicados. (7)

Flores et all (FLORES 1988) no México, publicaram artigo de estudo comparativo de alguns medicamentos no tratamento de diabetes. Citam o uso de Syzigium, Uranium nitricum, Tronadora e Phosphorus comparados a medicamentos alopáticos (biguanidas e tolbutamida) em ratas com diabetes induzidos por Aloxana. Os resultados são favoráveis à Syzygium e Uranium e biguanidas, com tolbutamida e Tronadora tendo resultados incertos, e Phosphorus tendo apresentado bons resultados apenas na fase inicial. (7)

Em 2001, Orozco et al (OROZCO 2001) publicaram um estudo experimental do uso de Aloxana CH 30 para tratamento de ratas intoxicadas por Aloxana propiciando a destruição das ilhotas de Langerhans do pâncreas. Houve regeneração destas ilhotas após tratamento de ratas com doses mínimas de Aloxana . As ratas apresentaram recuperação da arquitetura do pâncreas. O estudo propõe o tratamento em humanos com Aloxana CH 30 para este fim. (7)

O uso de tratamento alternativo e complementar para pacientes com diabetes foi estudado na Índia (MEHROTRA 2004). Este artigo mostra que naquele país 68% dos pacientes com DM utilizam algum tratamento complementar. Segundo o estudo, os pacientes consideram a Homeopatia uma das terapias com maior benefício no tratamento de diabetes. (7)

Uma importante contribuição desta pesquisa foram os artigos publicados principalmente pelos pesquisadores mexicanos, argentinos e franceses sobre a discussão da patogenesia dos medicamentos utilizados em suas experiências. Os autores relatam as medicações características que trazem os sintomas comuns dos indivíduos portadores de diabetes mellitus. Entre os mais estudados estão Sulphur, Arsenicum album e Phosphorus. Outros medicamentos relatados são Natrum muriaticum, Silicia terrea e Kali phosphoricum. Há descrição das características de cada um dos sintomas principais que apresentam os indivíduos portadores de diabetes com suas queixas: polidipsia, poliúria e polifagia que são de suma importância para encontrar o remédio individual de cada um. Neste exercício, vale informar que vários autores mexicanos e franceses descrevem quatro pequenos medicamentos que podem ajudar na prescrição de indivíduos portadores de diabetes. São eles Syzygium jambolanum, Cecropia sp, Phloritzinum e Aloxana. Esta última é uma substância utilizada para induzir laboratorialmente, em animais, hiperglicemia, provocando destruição histopatológica de células das Ilhotas de Langerhans e que usada de forma dinamizada pode levar a diminuição de efeitos clínicos de sintomas de diabetes como mostra a pesquisa realizada por Orozco (OROZCO 2001). (7)

Fontes:

(1), (2), (3): Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada,
"Diabetes mellitus experimental induzido com aloxana em ratos Wistar"
Valter Dias da Silva1; Rosa Maria Barilli Nogueira,
2015;36(1):9-15ISSN 1808-4532

(4) LERCO, Mauro Masson et al. Caracterização de um modelo experimental de Diabetes Mellitus, induzido pela aloxana em ratos: estudo clínico e laboratorial. Acta Cir. Bras. [online]. 2003, vol.18, n.2, pp.132-142. ISSN 0102-8650. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502003000200010.

(5) Marcos Taquechel, https://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/07/os-perigos-da-farinha-de-trigo-refinada-sobretudo-para-os-diabeticos.html

(6) http://www.nutrimind.net.br/artigos/o-perigo-da-farinha-de-trigo-refinada

(7) Carlos Eduardo Plá Bento, Monografia: Revisão bibliográfica crítica "A Homeopatia aplicada a indivíduos portadores de diabetes mellitus", ICEH, São Paulo, 2006


~o§.§o~
 
Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais

WebsiteTwitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail 
~o§.§o~
 
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário! 

15 de jul. de 2019

Saturno na Casa 3

CRIANÇAS ESTRESSADAS NA ESCOLA

Uma mãe ficou indignada por seus filhos terem sido punidos por não terem cumprido as tarefas antes do prazo estipulado: uma prova foi arrancada das mãos da menina de 11 anos; o garotinho, de 8 anos, tomou uma advertência na escola.

Ouvi a conversa dela com as crianças, pelo viva-voz. Elas me pareceram dóceis, inteligentes, articuladas, obedientes, educadas, responsáveis e colaborativas.

No entanto, na minha opinião, são ainda pequenas demais para serem submetidas a este tipo de pressão. Acredito que desenvolver a habilidade de terminar um projeto dentro do prazo seja desejável sim, porém um pouco mais tarde, na adolescência, como preparação para o ENEM, por exemplo - e, depois, como treinamento para a vida profissional.

Ambas as crianças têm Saturno na casa 3 em seus mapas astrológicos de nascimento.

Nikola Tesla - Mapa Astrológico Natal
NIKOLA TESLA - Mapa Astrológico Natal


Significado de Saturno na Casa 3


Tradicionalmente isto pode ser interpretado como um sentimento de inadequação social nos primeiros anos de escola, uma sensação de ambiente pouco flexível ou amigável entre os coleguinhas, um sentimento de solidão, uma dificuldade para se comunicar com clareza ou de se ajustar à turma. Não lidam bem com a pressão do tempo em atividades de aprendizado. Saturno em grego é Chronos, o senhor do tempo. Crianças com Saturno na casa 3 podem precisar de um prazo maior para assimilarem um novo conceito ou terminarem uma tarefa.

Contudo, na idade adulta, este fator costuma se desenvolver como um pensamento racional, exato ou crítico, uma mente profunda e estável. Como mostram os mapas astrológicos natais de Nikola Tesla, Thomas Edison, Nietzsche, Linus Pauling.

Thomas Edison - Mapa Astrológico Natal
THOMAS EDISON - Mapa Astrológico Natal

Assessoria Astrológica nas Escolas, Creches, Hospitais


Uma pena que as escolas, creches e hospitais não contem com uma consultoria ou assessoria astrológica.

Seria interessante que cada escola tivesse o apoio de um profissional da astrologia, para ajudar os professores a entenderem as necessidades e características de cada criança, ao invés de tentarem encaixar todas num mesmo padrão. Cada criança é única.

Friedrich Nietzsche - Mapa Astrológico Natal
FRIEDRICH NIETZSCHE - Mapa Astrológico Natal

Consultoria aos Pais

Mas, enquanto a astrologia for tratada como "pseudociência" pela academia, os próprios filhos dos acadêmicos irão sofrer este tipo de pressão se saírem fora da [média +/- desvio padrão].

Resta aos pais encomendarem os mapas astrológicos natais dos filhos. Isso vai lhes permitir compreender melhor suas necessidades, respeitar suas naturezas únicas, dar-lhes o melhor suporte e não projetar neles suas expectativas e frustrações.

Apoio Terapêutico

As crianças se sentem mais concentradas, sociáveis e seguras quando são tratadas com a terapia com essências florais, homeopatia, aromaterapia, Reiki e outras terapias holísticas.


~o§.§o~
 
Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais

WebsiteTwitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail 
~o§.§o~
 
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!