31 de dez. de 2021

O telescópio espacial James Webb JWST

A MISSÃO JAMES WEBB – TELESCÓPIO ESPACIAL




O Telescópio Espacial James Webb (em inglês James Webb Space Telescope, JWST) é um telescópio espacial desenvolvido em conjunto pela NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), com a finalidade de colocar no espaço um observatório para captar a radiação infravermelha. O telescópio deverá observar a formação das primeiras galáxias e estrelas, estudar a evolução das galáxias e ver os processos de formação das estrelas e dos planetas.

O desenvolvimento do JWST começou em 1996, com o lançamento inicialmente previsto para 2007. Entretanto, numerosos atrasos e um estouro no orçamento forçaram um redesenho significativo em 2005. Sua construção foi completada em 2016, e ele ficou em testes até 2021.

O telescópio foi inicialmente denominado de Next Generation Space Telescope ou NGST. O termo "Next Generation" refere-se ao fato que se pretende que ele venha a substituir o Telescópio espacial Hubble, pois após o seu lançamento deste, novas tecnologias foram desenvolvidas, permitindo construir o novo telescópio sob uma nova concepção.

Posteriormente o telescópio foi renomeado em 2002, em honra a um antigo administrador da agência espacial americana, James Edwin Webb, que liderou o programa Apollo, além de uma série de outras importantes missões espaciais.


Surgiu uma controvérsia sobre a escolha do nome, que vem do fato de que Webb, durante seu mandato como Subsecretário de Estado dos EUA entre 1950 e 1952, na presidência de Harry S. Truman, foi figura instrumental durante o “Pânico Lavanda”, uma série de medidas que resultou no expurgo de pessoas LGBTQ em todas as esferas do governo dos EUA. Estas medidas continuaram em vigor durante o período em que Webb foi administrador da Nasa.

James Webb


Pesando 6 toneladas, com 344 componentes, este telescópio tem a intenção de substituir parcialmente as funções do telescópio espacial Hubble. Sua massa equivale a aproximadamente metade do Hubble, porém seu espelho primário possui um diâmetro 2,5 vezes maior e uma área de espelho seis vezes maior que a do Hubble, permitindo captar muito mais luz. O telescópio também deverá ter um melhor equipamento para captar a radiação infravermelha. Ele também deverá operar bem mais distante da Terra, orbitando no halo que constitui o segundo ponto de Lagrange L2.

POSICIONAMENTO


Pontos Lagrange


O telescópio levará cerca de três meses para atingir a sua órbita final. Sua vida útil será limitada pela distância do Ponto de Lagrange L2, além da órbita da Lua e fora do alcance de qualquer nave tripulada disponível atualmente, o que impedirá o telescópio de sofrer manutenção; e também pelos estoques limitados de refrigeradores e combustíveis utilizados para mantê-lo em órbita. Assim, sua vida útil deverá ser pequena quando comparada com o telescópio Hubble.

Os pontos de Lagrange, batizados em homenagem ao astrônomo francês Joseph-Louis Lagrange, que descobriu dois deles em 1772, são pontos no espaço onde a atração gravitacional exercida por dois corpos (no caso, Terra e Sol) cancela a aceleração centrípeta. Com isso, pequenos objetos colocados lá, como satélites, podem naturalmente se manter em uma posição estável em relação à Terra e ao Sol, com poucas correções de órbita necessárias para isso.

A localização foi determinada, em parte, pelos instrumentos usados no JWST. Como ele foi criado para observar o universo na frequência infravermelha, seu espelho e instrumentos precisam ser mantidos muito frios, a -223 ºC, para poderem operar sem interferência. A distância de nosso planeta, e da luz infravermelha refletida por ele, ajuda a atingir este objetivo.

TECNOLOGIA DO INFRAVERMELHO

O Telescópio Espacial James Webb é o sucessor formal do Telescópio espacial Hubble, e como seu foco primário é na astronomia do infravermelho, ele também é um sucessor do Telescópio espacial Spitzer. O James Webb irá ultrapassar as capacidades de ambos os predecessores, sendo capaz de ver estrelas e galáxias mais velhas e em maior quantidade.

Observar no espectro infravermelho é uma técnica chave para conseguir isso, devido ao desvio cosmológico para o vermelho, e porque este tipo de radiação penetra melhor na poeira e no gás. Isto permite a observação de objetos mais obscuros e frios. Como o vapor d'água e o dióxido de carbono na atmosfera terrestre absorvem a maior parte das frequências neste espectro, a astronomia do infravermelho baseada no solo é limitada a faixas de ondas estreitas que a atmosfera absorve menos. Adicionalmente, a atmosfera em si emite este tipo de radiação, frequentemente cobrindo a luz dos objetos sendo observados; o que faz um telescópio espacial ser preferível para observações em infravermelho que outro na superfície terrestre.

Comentando nas redes sociais, um dos co-fundadores do projeto Webb, John Mather, descreveu a sensibilidade sem precedentes do telescópio: "Pode ver a assinatura de calor de uma abelha à distância da Lua".

Todo esse poder é necessário para detectar o brilho fraco emitido há bilhões de anos pelas primeiras galáxias a existir e pelas primeiras estrelas em formação.

INSTRUMENTOS

Os três principais módulos de instrumentos do telescópio são:

  • Integrated Science Instrument Module - (ISIM);
  • Optical Telescope Element - (OTE);
  • Space Support Module - (SSM).



O JWST carrega o Módulo de Instrumentos Científicos Integrado (ISIM, Integrated Science Instrument Module), com quatro instrumentos: O ISIM é um sistema todo distribuído que consiste em um módulo criogênico que é integrado com o OTE e com os software, circuitos de processadores e demais instrumentos eletrônicos, localizados na parte quente do SSM.

O ISIM fornece estrutura, ambiente e meio de transporte para os dados que forem coletados pelos três módulos científicos: NIRCam , NIRSpec e o MIRI. Além sensor de ajuste fino (Fine Guidance Sensor - FGS):
  • Near Infrared Camera (NIRCam) = Câmera de infravermelho;
  • Near Infrared Spectrograph (NIRSpec) = Espectrógrafo de infravermelho.
  • Mid Infrared Instrument (MIRI) = Instrumentos para o infravermelho;
A Northrop Grumman Space Technology é a principal empreiteira responsável pelo desenvolvimento e pela integração do Observatório. Eles são os responsáveis pelo desenvolvimento e construção da nave espacial, que incluem ambos; o corpo principal e o escudo solar. A Ball Aerospace foi subcontratada para desenvolver e construir o Optical Telescope Element (OTE). A Goddard Space Flight Center é a responsável por fornecer o Integrated Science Instrument Module (ISIM).

NIRCam (Near InfraRed Camera): uma câmera capaz de detectar luz em comprimentos de onda que variam do limite da luz visível (0,6 micrômetros) até ondas infravermelhas curtas (5 micrômetros).

NIRSpec (Near InfraRed Spectrograph): um espectrômetro capaz de analisar a luz nas mesmas frequências usadas pela NIRCam. Análise espectrográfica é usada para determinar os elementos que compõem um objeto, como uma galáxia ou a atmosfera de um exoplaneta.

MIRI (Mid-InfraRed Instrument): uma combinação de câmera e espectrômetro que analisará a luz infravermelha em comprimentos médios e longos, entre 5 e 27 micrômetros.

FGS/NIRISS (Fine Guidance Sensor and Near Infrared Imager and Slitless Spectrograph): são dois instrumentos. O primeiro (FGS) é usado para estabilizar a linha de visão do telescópio durante as observações. Seus dados são usados para controlar a orientação da espaçonave e o espelho responsável por ajustes finos de posição (fine steering mirror), usado no mecanismo de estabilização de imagem. Já o NIRISS (Near Infrared Imager and Slitless Spectrograph) é um módulo para fotografia e espectroscopia astronômica capaz de registrar luz na frequência de 0.8 a 5 micrômetros.

Tanto a NIRCam quanto o MIRI são equipados com Coronógrafos, usados para bloquear a luz direta de uma estrela para que a luz de sua coroa, e objetos menos brilhantes nas proximidades, possam ser estudados.

Mas o instrumento mais visível do James Webb é seu espelho primário, composto por 18 espelhos hexagonais menores feitos de berílio e revestidos com ouro. Berílio foi usado pois é uma substância que combina rigidez, estabilidade de condutividade térmica e baixa densidade. Ou seja, é resistente, leve e eficaz na condução e dissipação de calor, características muito desejadas em uma missão espacial.

Outra característica é o escudo prateado, que visto por baixo lembra um Destróier Estelar Imperial, as imensas naves da franquia Star Wars. Este escudo ficará apontado sempre para o Sol, protegendo os delicados instrumentos da luz e calor emitidos por nossa estrela.

LANÇAMENTO

O telescópio espacial James Webb, transportado pelo foguete Ariane 5, da Agência Espacial Europeia (ESA) e considerado o sucessor do Hubble, foi lançado no dia de Natal da base de Kourou, na Guiana Francesa, às 9:20am, hora local, UTC-3, com o Sol em Capricórnio na casa 11, a Lua em Virgem na casa 8 e Saturno no eixo Ascendente, no 13º grau de Aquário.




Ele vai subir aos céus até uma altitude de 1,5 milhão de quilômetros para alcançar um lugar chave no sistema Terra-Sol, afastado de ambos, chamado Ponto de Lagrange ou órbita L2, dentro de três meses.



Quando chegar lá, servirá para alcançar extremos nunca vistos do Universo, no tempo e no espaço. Projetado para captar radiação infravermelha, sua principal inovação em relação ao antecessor, será capaz de trazer informações do passado do surgimento do Cosmos, como a formação das galáxias, estrelas e planetas primordiais. Ele analisará a radiação infravermelha produzida pelo Big Bang, ocorrido há cerca de 13,8 bilhões de anos, para tentar chegar a uma resposta sobre como tudo se formou e a origem da vida. E também permitirá a observação mais acurada de buracos negros e supernovas.

MISSÃO

A missão primária do JWST será a de examinar a radiação infravermelha resultante da grande expansão (Big Bang) e realizar observações sobre a infância do Universo. Para realizar tais estudos com uma sensibilidade sem precedentes, todo o Observatório deverá ser mantido frio, e as grandes fontes de interferência de infravermelho como o Sol, a Terra e a Lua deverão ser bloqueados.

Para conseguir tal feito, o JWST deverá levar consigo um grande escudo solar dobrável metalizado, que deverá se abrir no espaço e bloquear todas essas fontes de irradiação de infravermelho; aliado a um sistema de resfriamento com uso de radiadores.

O telescópio vai realizar uma órbita seguindo um dos pontos de Lagrange, o Sol e a Terra vão ocupar a mesma posição relativa e isso vai facilitar as observações do telescópio.

O tempo nominal de missão e observações do telescópio é de cinco anos, com o objetivo de que chegue a dez anos. A missão planejada de cinco anos se iniciará após uma fase de comissionamento e ajustes de seis meses.

Estudar o passado com instrumentos como o James Webb é aprender sobre nós mesmos. Nos preocupamos com mundos tão distantes de nós porque a história que esta máquina vai contar é um espelho nosso. Ao testemunhar o nascimento de estrelas e galáxias, aprendemos sobre nossa galáxia e como nosso sistema solar surgiu, há pouco menos de cinco bilhões de anos – diz o astrônomo Gleiser.

PREDECESSORES

É importante entendemos o que ocorreu antes, até chegarmos nesse momento com o lançamento do telescópio espacial James Webb e o grande avanço que ele trará.

E a linhagem é longa, começando com a luneta ou telescópio refrator inventado por Hans Lippershey, em 1608, e logo em seguida com as observações e descobertas feitas por Galileu como as luas de Júpiter, fases de Vênus, crateras de montanhas da Lua e as manchas solares.

Os instrumentos foram evoluindo ao longo da história, com o telescópio refletor de Isaac Newton, e as observações e descobertas de planetas, luas, asteroides, cometas, estrelas e galáxias feitas por William Herschel e outros. E depois tivemos os grandes telescópios terrestres instalados em montanhas como, por exemplo, os do Monte Wilson e Monte Palomar (ambos na Califórnia), o telescópio Keck (Havaí) e também o VLT no Deserto de Atacama, no Chile

Tudo isso levou aos radiotelescópios, telescópios espaciais e sondas que exploraram as profundezas do espaço ou visitaram outros planetas. Entre eles o telescópio espacial Hubble, considerado um dos instrumentos científicos mais importantes da história da humanidade, que agora cede lugar ao James Webb - diz o prof. Bretones.

COMPARAÇÃO COM O HUBBLE





Quando entrar em operação, o JWST certamente será o “carro chefe” entre as missões de astrofísica da Nasa, ocupando a posição que atualmente é do Hubble. Mas isso não significa que ele é um substituto direto: os dois telescópios “veem” o universo de formas diferentes, e se complementam.

As câmeras do Hubble são sensíveis a frequências como o ultravioleta curto (entre 300 e 400 nanômetros), luz visível e parte do infravermelho curto (entre 0.1 e 1 micrômetro). Já o James Webb enxerga da luz visivel até o infravermelho médio (entre 0,6 a 28,3 micrômetros). Isso permitirá que ele enxergue objetos que são velhos e distantes demais para serem observados pelo Hubble.

Ou seja, idealmente eles trabalhariam em conjunto. Se isso irá, ou não, acontecer depende de financiamento da Nasa e da resiliência do Hubble, que está começando a mostrar sinais de cansaço. Em junho de 2021 ele ficou 33 dias fora de operação, depois que uma falha em um dos computadores de bordo o forçou a entrar em “modo de segurança”.

O mesmo problema aconteceu em 25 de outubro, por uma razão diferente, e o telescópio voltou a funcionar perfeitamente 42 dias depois.

OBJETIVOS

O Telescópio Espacial James Webb tem quatro objetivos principais:
  • Pesquisar a luz das primeiras estrelas e galáxias que se formaram no Universo após o Big Bang
  • Estudar a formação e evolução das galáxias
  • Entender a formação de estrelas e sistemas planetários
  • Estudar os sistemas planetários e as origens da vida.

Além de examinar a formação das primeiras estrelas e galáxias do universo, os astrônomos estão ansiosos para estudar buracos negros supermassivos, que se acredita ocuparem os centros de galáxias distantes.

Os instrumentos do James Webb também o tornam ideal para procurar evidências de atmosferas que supostamente possam sustentar vida em dezenas de exoplanetas recentemente documentados - corpos celestes orbitando estrelas distantes - e para observar mundos muito mais próximos de casa, como Marte e a lua gelada de Saturno, Titã.



Pesquisadores de 44 países poderão utilizar o novo telescópio com propostas que incluem o uso das capacidades de captação de luz infravermelha para penetrar os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias, incluindo a Via-Láctea.

CUSTOS

Essa foi a missão mais cara da NASA. Com vários atrasos no lançamento, a missão dura 30 anos e seu custo inicial se multiplicou 20 vezes.

A proposta inicial do telescópio previa um custo de US$ 500 milhões, mas ele ultrapassou muito esse valor. O custo estimado é de US$ 9,7 bilhões (R$ 54,8 bilhões), dos quais US$ 8,8 bilhões foram gastos no projeto e construção do telescópio em si e US$ 861 milhões estão alocados para cinco anos de operação.

Em julho de 2011 um comitê da Câmara dos Deputados do governo norte-americano propôs o cancelamento do projeto, retirando US$ 1,9 bilhão do orçamento da NASA. Um quarto desse valor estava alocado ao JWST, então com 75% das etapas completadas. Segundo o comitê, o projeto já estava bilhões de dólares além do orçamento e era mal gerenciado.

Uma campanha da Sociedade Astronômica Americana, o apoio da senadora Barbara Mikulski, do estado norte-americano de Maryland, e uma série de editoriais favoráveis ao projeto na imprensa internacional salvaram o telescópio. A proposta de cancelamento foi retirada, mas o orçamento necessário para completar o JWST foi limitado a US$ 8 bilhões.

LONGEVIDADE

A NASA concluiu uma reavaliação da disponibilidade de combustível do Telescópio Espacial James Webb, e devido à economia de combustível já usado, gerada pela precisão do lançamento, em trajetória bastante próxima do curso original, e manobras de correção de órbita menores, a missão pode durar mais que os 10 anos inicialmente esperados dela.

Vale lembrar, contudo, que o telescópio não dependerá apenas desse combustível para fins energéticos: ele conta com diversos painéis solares que vão capturar a luz do Sol e assegurar o funcionamento de seus sistemas e dispositivos.

OPERAÇÃO

Após o lançamento, a operação do JWST será realizada pelo Instituto de Ciência do Telescópio Espacial (STScI, Space Telescope Science Institute), localizado em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland. O Instituto já é responsável pela operação do Hubble e será responsável também pelo Telescópio Espacial Nancy Grace Roman, outro telescópio infravermelho em desenvolvimento pela Nasa, que tem lançamento previsto para 2027.

COMISSIONAMENTO





ACIONAMENTO DAS ANTENAS

Depois de 27 minutos de viagem, o equipamento foi desacoplado do estágio superior do foguete construído na França e deve gradualmente se desdobrar até quase o tamanho de uma quadra de tênis ao longo dos 13 dias seguintes ao lançamento, enquanto navega ao seu destino.

O principal conjunto de antenas do telescópio James Webb foi acionado com sucesso. O equipamento segue a jornada até o ponto onde, no espaço, ele vai ficar em Lagrange 2, no sistema formado por Sol e Terra, ficando o Sol, a Terra e a Lua do mesmo lado dos escudos de proteção.

O lançamento no sábado, 25/dez/2021, foi um sucesso, mas seguem-se dias de muita tensão até a equipe técnica descobrir se tudo deu certo.

O lançamento do Telescópio espacial James Webb foi um momento super importante, mas não marcou o fim da jornada que começou há 25 anos. Foi apenas mais uma etapa na missão mais cara da história da NASA, projetada para desvendar os mistérios da origem das primeiras galáxias.

O lançamento foi um momento crítico, mas os próximos dias serão ainda mais importantes. É o período de “comissionamento”, quando uma série de operações devem ser executadas em sequência, com precisão absoluta, enquanto o telescópio literalmente se desdobra para assumir a configuração final, com instrumento preparados para operação.

Segundo os técnicos, todo o processo pode levar até seis meses. Uma das partes mais importantes da missão é a “implantação”, o momento em que instrumentos são desdobrados e os componentes são colocados no lugar.

O primeiro item implantado é o escudo solar, composto por cinco camadas de um material muito fino e brilhante, projetado para proteger o telescópio e seus instrumentos do calor da luz e calor do sol. Depois vêm os espelhos. O primário é composto por 18 painéis hexagonais dourados, que chegou ao espaço dobrado em 3 partes e precisa ser unido com perfeição. O espelho secundário concentra a luz refletida pelo primário e a direciona aos instrumentos científicos e é montado numa espécie de tripé, que é armado em frente ao espelho principal.

Cerca de 30 dias após o lançamento, haverá a confirmação de que todo o equipamento foi implantado com sucesso. Mas a manutenção não vai acabar aí. O passo seguinte é o acionamento dos propulsores para uma última correção de curso a caminho do ponto de Lagrange 2.

Quando chegar lá o ritmo das operações diminui. Levará de 3 a 4 meses para que o telescópio esteja frio o bastante para que os instrumentos possam operar. Durante esse período a equipe ótica vai continuar refinando o posicionamento dos espelhos e o instrumento responsável pela orientação do telescópio, que deve ser ativado.

Depois o controle vai ser passado às equipes que vão operar os quatro instrumentos do James Webb. Elas farão manobras que variam de medições de estabilidade térmica à observação de áreas escuras e eliminação de todos os artefatos nos instrumentos que possam interferir com as observações científicas. Essa última etapa deve levar cerca de dois meses encerrando um total de seis meses de comissionamento. Se tudo correr como esperado, o James Webb vai finalmente estar pronto para começar a observar o universo.

DESDOBRAMENTO DO ESCUDO SOLAR

O principal material do escudo solar chama-se Kapton, um polímero muito fino, de cerca de 0,3 mm de espessura, capaz de suportar temperaturas de -237 a 377°C. As folhas de Kapton são recobertas com uma camada de alumínio, que reflete a radiação infravermelha. As duas camadas mais internas são recobertas com um revestimento eletricamente condutor, à base de silício, para evitar o acúmulo de cargas elétricas e minimizar o calor absorvido do Sol.

Quando em órbita, o guarda-sol do James Webb criará um diferencial de temperatura de 330 K entre a camada mais quente e a camada mais fria.

O uso de múltiplas camadas permite que a maior parte da radiação seja refletida de volta para o espaço antes de alcançar a próxima, criando uma queda sensível de temperatura entre uma camada e a próxima.A NASA começou na tarde desta terça-feira (28/dez) uma das operações mais delicadas no comissionamento do Telescópio espacial James Webb, o desdobramento do delicado escudo solar.



O primeiro passo foi o remanejamento de duas estruturas chamadas de estrutura de paleta unificada, dianteira e traseira, que contém as cinco membranas do escudo cuidadosamente dobradas além de cabos, polias e mecanismos de liberação. O processo levou quatro horas para ser completado. O próximo passo é a liberação da estrutura traseira. A operação deu a largada para pelo menos 5 dias de etapas necessárias para desdobrar o escudo solar inteiro.

Se a proteção não estiver no lugar para manter o telescópio e os instrumentos extremamente frios, próximos do zero absoluto, o James Webb vai ser incapaz de observar o universo da maneira como foi projetado.

Os cientistas responsáveis pela integração, testes e comissionamento do Web na NASA explicam que as manobras são feitas logo no início da viagem do telescópio, para poupar combustível, deixando o máximo possível para operações normais do telescópio ao longo da vida útil, como a manutenção da órbita e compensação da pressão gerada pela radiação solar no enorme escudo térmico. Essa pressão pode agir como o vento numa vela e remover o James Webb do lugar.

A equipe afirma que a inserção orbital do equipamento pelo foguete Ariane 5 foi melhor que os requisitos. Ao todo, três manobras de operação de curso foram programadas durante a jornada, rumo ao segundo ponto de Lagrange, a 1,5 milhão de quilômetros da Terra. A última deve ser realizada 29 dias após seu lançamento.


Fonte: Olhar Digital, Isto é, Wiki, yahoo finanças, dw.com, inovação tecnológica.
Data publicação: 31/dez/2021.



~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram

~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

29 de dez. de 2021

Júpiter transita por Peixes

Ingresso de Júpiter em Peixes


Júpiter transita por Peixes entre mai/2021 e dez/2022, ficando retrógrado duas vezes no período, conforme a tabela seguinte e a sua representação no gráfico, abaixo.

  • 13/mai/2021: Júpiter ingressa em Peixes
  • 20/jun/2021: assume movimento retrógrado
  • 28/jul/2021: Júpiter ingressa retrógrado no signo anterior, Aquário
  • 18/out/2021: assume movimento direto
  • 29/dez/2021: Júpiter ingressa novamente em Peixes
  • 10/mai/2022: Júpiter ingressa no signo seguinte, Áries
  • 28/jul/2022: assume movimento retrógrado
  • 28/out/2022: Júpiter ingressa retrógrado no signo anterior, Peixes
  • 23/nov/2022: assume movimento direto
  • 20/dez/2022: Júpiter encerra o movimento por Peixes, neste ciclo, quando ingressa em Áries e segue em frente.


Passagens anteriores de Júpiter por Peixes (1950-2020)

Júpiter tem um ciclo de aproximadamente 12 anos:
  • 1950: filme Cinderella, Disney (fantasia). Muitos filmes lançados (cinema é um forte tema pisciano), Dalva de Oliveira grava "Ave Maria" (devoção) e responde às músicas do seu ex-marido com as canções "Tudo acabado", "Mentiras de amor" e "Errei sim" (drama, vitimismo, culpa, são temas piscianos). Inaugurado o primeiro canal de TV da América do Sul, Rede Tupi (a TV vai se tornar uma grande fonte de manipulação da opinião pública, tema pisciano).
  • 1962: excomunhão de Fidel, comércio entre Cuba e URSS, Kennedy embarga Cuba, crise dos mísseis de Cuba (extrema esquerda é tema pisciano), lançado o primeiro single dos Beatles; Linus Pauling (pisciano, químico) recebe o Nobel de Paz (tema pisciano), John Steinbeck (pisciano) recebe o Nobel de Literatura, Kennedy consegue apoio popular para o programa espacial (ida à Lua).
  • 1974: batalha naval (Peixes) entre China e Vietnam pela posse das Ilhas Paracel, Brezhnev visita Cuba, Ceaușescu (comunista) torna-se presidente da Romênia (autoridades políticas da esquerda são tema de Júpiter em Peixes), Nixon renuncia (escândalo de Watergate), conferência sobre o Direito do Mar (Peixes) na Venezuela; crise do petróleo (combustível fóssil, Peixes) na Opep.
  • 1986: explosão da Challenger (tanque de combustível, tema pisciano), Lago Nyos expele dióxido de carbono (composto gasoso, Peixes) e asfixia 1800 pessoas; último show do Queen; lançamento de discos de bandas importantes no mundo todo (Black Sabbath, Metallica, Van Halen, Iron Maiden, Peter Gabriel, Madonna, Bon Jovi, A-ha, Kraftwerk - e, no Brasil, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Chiclete com Banana, Titãs, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Ira!, Capital Inicial, RPM). Morre Flávio Cavalcanti e o SBT tira a programação do ar (luto, tema pisciano). Lançados "Cavaleiros do Zodíaco" e "Criança Esperança". Estreiam várias novelas, como Selva de Pedra e Dona Beija.
  • 1998: estréia de Titanic (navios e mar são temas piscianos, grande navio é Júpiter) no Brasil, soldados no Golfo Pérsico são vacinados contra o antraz, sonda Galileu descobre um oceano (grandes massas de água, Peixes) na lua de Júpiter (Europa); lançada a droga Viagra; Cher lança "Believe" (1º lugar em 28 países, título pisciano); Shakira é recebida pelo Papa João Paulo II por seu trabalho na fundação Pies Descalzos (tema pisciano); a copa do mundo na França é transmitida ao vivo por várias emissoras; Google foi fundada (manipulação de dados em massa).
  • 2010: criação da primeira célula bacterial sintética; ano marcado pelo lançamento e remakes de grandes filmes como Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, Toy Story 3, Homem de Ferro 2, Alice no País das Maravilhas, A Origem, Shrek para Sempre, A Saga Crepúsculo: Eclipse e As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada entre outros. 2010 marcou também um grande número de filmes lançados no formato 3D. E o lançamento de dezenas de jogos eletrônicos. A-ha termina sua carreira e Lady Gaga é eleita uma das pessoas mais influentes no mundo. 

Significado

Os ciclos de Júpiter (ou Zeus, na mitologia grega, o todo poderoso Rei do Olimpo), simbolizam crescimento, expansão, movimento, otimismo, sorte, 'créditos cósmicos', comércio internacional, benevolência, desenvolvimento, justiça, autoridade, exploração, busca. Seu lado negativo é o exagero, a inflação e a ganância.

Peixes é um signo associado à busca intuitiva da sabedoria, amor universal (ágape, amor de Deus à humanidade, e da humanidade a Deus, à natureza, ao universo), religiosidade, transcendência, fé e sacrifício. Seu lado negativo é o escapismo, a ingenuidade, a ilusão, a depressão, o vitimismo.

Peixes é regido por Júpiter, signo onde o planeta está forte, em casa, dignificado em "domicílio".

O lado interior do signo mutável

Peixes não é só sacrifício, altruísmo e amor universal! Muitas pessoas se esquecem do lado Yin dos signos mutáveis. O lado Yin (receber o amor divino) de Peixes é tão forte quanto seu lado Yang (amar a humanidade, o universo).

Os piscianos, por serem mutáveis, sentem necessidade de períodos de isolamento para se dedicarem à reflexão e à exploração interior. Isto favorece os retiros, as práticas religiosas, os rituais, a meditação, a oração e a busca de conhecimentos espirituais.

Meditação, recolhimento, retiro, reconexão

O lado Yin de Peixes, signo de Água, que será estimulado e expandido (interiormente) pelo trânsito de Júpiter é a busca do verdade interior, da reflexão - através do isolamento, retiro, meditação.

Durante o trânsito de Júpiter por Peixes, as escolas de Yoga, os retiros espirituais e as práticas de meditação provavelmente ganharão novos adeptos em função da necessidade de encontrar uma verdade interior, uma integração entre a vida externa e a interna, vislumbrar dimensões do íntimo da alma e fazer uma reconexão com o Eu Espiritual, com o Amor Universal do Criador pela Humanidade (ágape).

Também haverá uma necessidade de doar, de retribuir, de recompensar - através da ajuda desinteressada, da compaixão, da solidariedade e do trabalho voluntário. O lado negativo é a exploração e a fraude de empresas e pessoas que estariam coordenando as doações, golpes por telefone envolvendo idosos, etc.

No nível coletivo

  • Médicos, enfermeiros, homeopatas e demais profissionais da saúde tendem a ser premiados, valorizados e reconhecidos.
  • Ocultistas, místicos, religiosos, gurus (e falsos gurus), clarividentes, médiuns (e falsos médiuns) tendem a aparecer cada vez mais na mídia, como "influencers".
  • Comércio de líquidos e bebidas, e destilarias vão ter um 'upgrade' com a passagem de Júpiter por Peixes. A consequência negativa é o aumento do alcoolismo e, consequentemente, de acidentes, crimes e doenças do fígado.
  • No comércio de químicos, produtos sintéticos e artificiais, cosméticos e maquiagem deve haver a chegada de novos produtos e o desenvolvimento de ligas, conservantes, corantes, flavorizantes, etc.
  • O uso de pele artificial produzida a partir de couro de peixes, como a tilápia, deve estimular grandes e novos avanços no tratamento das queimaduras e regeneração da pele.
  • Novos medicamentos, como anestésicos (gasosos, principalmente), tendem a ser lançados com grande venda.
  • A indústria do turismo volta à atividade, com a fabricação de navios, lançamento de cruzeiros e viagens longas, após a parada forçada pela pandemia.
  • Navegação e pesca devem passar por novas regulamentações e receber grande incentivo.
  • Piscicultura: o cultivo de peixes e frutos do mar em criadouros e lagos de represas vão receber grande incentivo no Brasil, como forma de estímulo da pesca e aumento do consumo de pescados, principalmente entre a população que vive longe do litoral e grandes rios. O aumento do turismo em torno de rios e lagos piscosos também deve aumentar, em função do estímulo à pesca esportiva.
  • Profissionais ligados a restaurantes, boates e lugares noturnos serão mais procurados no mercado de trabalho.
  • Grandes redes de comércio, como shoppings, supermercados e grandes empresas, terão grande sucesso e poderão acumular muitos lucros, principalmente com o 'e-commerce'.
  • O mundo verá muitos desperdícios, devido ao aumento do consumismo e da busca de artigos de luxo, como forma de obter prestígio nas mídias, para compensação de solidão, depressão e carência.
  • Espetáculos, musicais, ballet, artes, cinema e todo tipo de fantasia e encantamento serão estimulados pela passagem de Júpiter por Peixes.
  • Tudo relacionado à música tende a crescer: composição, execução, gravação, canto, arranjos, regência, apresentações e shows, equipamentos e tecnologia (softwares).
  • Pessoas em cargos que usem de compaixão, abnegação, generosidade e aqueles especialistas em intermediação, conciliação e acordos serão mais atuantes, tanto no RH das empresas e nas ações sociais dentro de organizações, clubes e comunidades quanto na mediação e resolução de conflitos internacionais.
  • Peixes é um signo ligado ao cristianismo; os apóstolos seriam pescadores. Um dos simbolismos mais fortes é o do sacrifício (morrer na cruz, pela salvação da humanidade) e ressureição. Assim pode ser que o coletivo viva circunstâncias tais em que uma parte da humanidade tenha que se sacrificar pelo bem de todos. Por exemplo, empresários diminuindo lucros, parte do tesouro nacional assistindo os mais necessitados, voluntários morrendo pelos efeitos colaterais de drogas não testadas, etc.
  • Fé, religião, ordens religiosas, cultos, espiritualidade, milagres, clero, sacerdotes, pastores, repressão à religião são todos temas muito importantes relacionados tanto a Júpiter quanto a Peixes e estarão em destaque nas mídias, tanto de maneira positiva (ação compassiva e devocional) quanto negativa (abusos, falsidade, corrupção).
  • Doenças, vírus e bactérias, surtos de contaminação de grande número de pessoas infelizmente também ocorrerão, e serão explorados de forma corrupta e abusiva por indústrias farmacêuticas, em conluio com autoridades, focadas no lucro comercial (e não na busca da cura).
  • Hospitais, asilos, orfanatos, prisões, hospícios, albergues para desabrigados e casas de repouso para idosos receberão mais atenção da parte de pessoas dedicadas a cuidar com compaixão, abnegação, gestos de generosidade e doação. Provavelmente muitos vídeos e filmes devem ser divulgados, explorando estes temas, que apelam para o sentimentalismo, a dor, o sofrimento, a rejeição e o abandono.
  • Pedintes, viciados, depravados, criminosos e muitos conflitos nas fronteiras vão ter grande exposição na mídia, pois geram aumento de telespectadores e leitores, viciados em drama, tragédia e noticiários policiais.
  • Enganos, mentiras, desonestidade, sensacionalismo, escândalos, traição, golpes, espionagem são o lado negativo deste trânsito.
  • Na política, a extrema esquerda, o caos social, a flutuação da opinião pública e os escândalos envolvendo clero, juízes, magistrados, tribunais superiores, advogados, ordem dos advogados, banqueiros, gerentes de banco, senadores, diplomatas, aristocratas, intelectuais, formadores de opinião e professores universitários estarão entre os temas mais devastadores durante a passagem de Júpiter por Peixes.
  • Sendo Peixes um signo de água e Júpiter o deus do trovão e dos raios, pode ser que o clima fique mais chuvoso, úmido, nebuloso, com longos dias de brumas - e muita neve onde faz mais frio.
  • No físico, pode haver predominância de doenças dos pés, problemas nos artelhos, sistema linfático, tecido adiposo, joanetes, tumores, hidropisia (áreas do corpo e doenças regidas por Peixes).
  • Um dos aspectos mais favoráveis são os grandes acordos financeiros e comerciais entre nações.

Num nível pessoal

Júpiter, na Astrologia tradicional é considerado um 'grande benéfico'. De um modo geral, o ingresso de Júpiter por Peixes, signo de que é regente - e, portanto, onde está "em casa", é bem intenso. 

Para saber em que áreas da vida o trânsito de Júpiter derramará suas benesses, é preciso consultar o mapa natal (de nascimento) e verificar em qual setor do mapa (casas astrológicas) está o signo de Peixes e quais os astros que ali estão.

Signos de Água (Peixes, Câncer, Escorpião)

Este trânsito traz expansão, crescimento e ótimas oportunidades não só para os Piscianos, mas para todos os demais nascidos em signos de Água: Câncer e Escorpião - pelos aspectos favoráveis (trígonos, 120º) que Júpiter faz com planetas nestes signos.

Signos de Terra (Touro, Capricórnio)

Da mesma forma os nativos dos signos de Terra próximos a Peixes (Capricórnio e Touro), serão beneficiados, pelos aspectos de sêxtil (60º) que Júpiter faz com planetas nestes signos, enquanto transita por Peixes.


Pessoas com muitos planetas e pontos (Ascendente, Meio-do-Céu, Nodos Lunares, Roda da Fortuna, etc.) nestes signos, citados acima, tendem a experimentar alguma expansão nos temas representados por estes planetas, pontos e aspectos.

Júpiter traz aspiração, ampliação de metas e objetivos e nos convida a sair da zona confortável – ou melhor – a expandir suas fronteiras de modo a incluir o prazer em territórios ampliados.

Signo Ascendente Peixes

Quem tem Ascendente em Peixes deve procurar expandir sua vida (atividades, projetos, pontos-de-vista, perspectivas), pois, simbolicamente, quando não se faz isto durante o trânsito de Júpiter pelo ascendente, o corpo "assume esta função" e se "expande"!...

Conclusão

É um período de crença, bondade e fé, mas também de desilusões. O mundo poderá ter avanços nos campos da religiosidade, compaixão e solidariedade.

Contato

Para encomendar seus estudos astrológicos, entre em contato!

~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram


~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

24 de dez. de 2021

As 12 Noites Santas

Sugiro uma prática de grande simbolismo: a dozena das Noites Santas, um profundo canal de conexão interna e espiritual.

A vigília das 12 noites santas

"Segundo uma antiga tradição cristã, as Doze Noites Santas são aquelas entre a noite de Natal e o Dia de Reis Magos.

Através da Luz Espiritual que brilha das estrelas do Zodíaco, as bênçãos divinas se derramam sobre aqueles que oram e vigiam. Os sonhos nestas noites se tornam mensageiros do Espírito! 



Quando brilhou no céu a estrela há muito tempo esperada, os Reis Magos iniciaram a jornada até a Criança que seria o novo Sol do Mundo. Após doze noites, consideradas sagradas a partir de então, eles puderam alcançá-la e ofertar o incenso, a mirra e o ouro, em nome de toda a Humanidade, acompanhados dos votos de que o Espírito Divino pudesse viver no pensar, sentir e querer humanos.

Podemos vivenciar a transformação, de pessoas terrenas e materialistas, em pessoas espiritualizadas, que olham o mundo com uma visão espiritual. Vislumbramos a escada de expansão da consciência, que ajuda a dar nascimento, no último degrau, ao Ser Divino em cada um de nós.

A cada Natal temos a chance de um novo nascimento. E a cada ano, a oportunidade de uma nova vida. Não podemos nos esquecer disso, pois precisamos urgentemente de forças espirituais, não apenas para cada um de nós individualmente, mas para toda a Humanidade.

Na meditação das noites santas, podemos colocar na alma as sementes da Esperança em relação aos doze meses do ano que entra. Podemos almejar a consolidação das forças do nosso ser e a transformação dessas forças em qualidades verdadeiramente humanas e sagradas.

Jesus nasce como a criança arquetípica, destinada a se desenvolver como um Ser Humano, de tal forma que possa acolher em si o Eu do Cosmo, no Batismo do Jordão. Este acontecimento místico derramará sua influência por sobre toda a história da Humanidade, como um grande arquétipo de desenvolvimento espiritual."

Fonte: Edna Andrade/ Mirna Grzich




Nota sobre a tradição:

Algumas culturas consideram o início do dia no final do dia anterior (ao pôr-do-sol), como os gregos antigos e os judeus. Assim, a noite de 5 jan já seria o dia 6jan (dia de Reis). Os egípcios consideravam o nascer-do-sol e os romanos a meia-noite, como início do dia.

Obs.: era muito mais evidente o momento do nascer ou pôr do sol, que o momento correspondente à meia-noite!

VIGÍLIA DAS 12 NOITES SANTAS

Faça uma sequência de orações/meditações nas 12 noites (dozena):
em cada uma, crie a intenção de receber o que precisa a cada mês do próximo ano.

Programação:

Correspondência entre a Noite e o  MÊS do ano novo:
  • 25/dez: janeiro (31 dias)
  • 26/dez: fevereiro (28 dias em 2022)
  • 27/dez: março (31 dias)
  • 28/dez: abril (30 dias)
  • 29/dez: maio (31 dias)
  • 30/dez: junho (30 dias)
  • 31/dez: julho (31 dias)
  • 1º/jan: agosto (31 dias)
  • 02/jan: setembro (30 dias)
  • 03/jan: outubro (31 dias)
  • 04/jan: novembro (30 dias)
  • 05/jan: dezembro (31 dias)

Como fazer

Do anoitecer do dia 25/dez ao anoitecer do dia 5/jan:

A cada noite abençoe um mês do ano que entra, de jan a dez.
Derrame bênçãos sobre sua vida e de sua família, criando a intenção de viver em plenitude de saúde, paz, alegria, vitalidade, sabedoria, amor e prosperidade, nomeando todas as graças que deseja alcançar.
Imagine-se recebendo colheitas fartas e abundantes do que há de melhor, frutos de uma vida construída sobre bases sólidas, valores íntegros, escolhas amorosas e ações abençoadas.
Visualize os Arcanjos, os Mestres e os Guias de luz sempre com você!
Alinhe seus desejos com os desejos Divinos.

Reikianos:

Envie Reiki para si mesmo no futuro, se já for iniciado.
Se tiver o Mestrado em Reiki, envie luz e bênçãos para todos que precisarem e pedirem, no mundo inteiro, um mês a cada noite, respeitando o livre arbítrio de cada um.


~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram


~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

23 de dez. de 2021

Desapegue: dicas para Desentulhar - Minimalismo

DESENTULHAR

Na onda do minimalismo, livre-se do lixo, escombros e bagulhos que abarrotam e entulham sua casa, desapegue-se daquilo que já não usa ou não lhe agrada mais - e desobstrua sua vida!

Doe, venda, jogue fora, recicle!


Dicas para Desentulhar

  • Classifique aquilo que usa realmente, aquilo de que gosta, o que é útil.
  • Separe um lugar para guardar as coisas até usá-las (reservado para desordem!)
  • Desentulhe em etapas: primeiro jogue fora o lixo e depois decida o que deve ficar.
  • Separe o que deseja descartar, mas que esteja em bom estado e possa ser vendido ou doado.
  • Use armazenamento vertical ou suspenso: estantes, prateleiras, racks (como as áreas acima das portas e cabeceiras) e use também o espaço embaixo das escadas.
  • Doe o que estiver sobrando ou duplicado.
  • Mantenha um fluxo livre nos espaços, uma trajetória sem obstáculos.
  • Enumere e rotule as caixas (transparentes, de preferência) e faça um arquivo digital especificando o conteúdo de cada uma delas, como títulos dos livros, enfeites de Natal, etc.
  • Conserte o que está quebrado, descolado, manchado, rasgado - e, se não tiver conserto, descarte.
  • Estabeleça um método, faça um cômodo por vez e siga uma ordem, em pequenas etapas, sem dispersar.
  • Olhe sua casa pelos olhos dos visitantes.

COZINHA

1) Garrafas d’água, canecas para viagem, 'squeezes' com propagandas de lojas e academias, etc. Deixe apenas uma. Descarte aquelas cujos canudos e tampas estão faltando, as que estão vazando, etc.

2) Temperos e molhos com data de validade vencidas. Aqueles comprados para uma determinada receita e que não foram mais usados.

3) Canecas de café ou chá: 'souvenirs' de lugares visitados, presenteadas, propagandas. Deixe apenas as que usa. Se ganhar ou comprar uma nova, descarte uma usada.

4) Alimentos vencidos, que não usa, de que não gosta. Potes, pacotes, latas, sacos de farinha, fermento, etc.

5) Embalagens e potes tipo 'tupperware', faltando a tampa ou a parte de baixo, com furos ou rasgos. Se não tem o jogo, descarte.

6) Eletrodomésticos portáteis e equipamentos de cozinha duplicados ou que não usa há mais de um ano: cafeteiras, moedores, 'fouets', espremedores, centrífugas, batedeiras, 'mixers', raladores, descascadores e cortadores de legumes, saca-rolhas, etc.: doe, venda, presenteie.

7) Ímãs de geladeira.

8) Panelas, 'woks' e frigideiras velhas ou amassadas, panelas de pressão sem borracha de vedação, panelas de teflon antigas ou com camada antiaderente desgastada.

9) Tabuleiros, potes, tigelas e travessas extras, amassados, rachados, quebrados ou que não são usados há muito tempo.

10) Pratos, xícaras e pires quebrados ou rachados.

11) Itens extra, como copos, taças, tigelas, talheres, travessas para servir muitos convidados que você não usa há mais de dois anos.

12) Potes, jarras, garrafas e vidros de conserva vazios, guardados há muito tempo, sem uso

13) Sachês de condimentos 'para viagem', expirados. Nem são tão gostosos assim (mostarda, ketchup, maionese, etc.).

14) Comida congelada que você nem sabe mais o que é.

15) Coleção de facas, amoladores e pedras de amolar que nunca são usadas.

ARMÁRIOS

16) Bolsas, carteiras e porta-documentos: mantenha o mínimo, por exemplo: duas bolsas que combinem com tudo (uma para o dia, outra para noite). Coloque na pilha para doação ou venda as que não usa há mais de um ano.

17) Roupas íntimas furadas, laceadas, rasgadas, manchadas ou com elástico rompido.

18) Meias de seda com fio puxado ou desfiadas.

19) Roupas que não vestem bem, desconfortáveis, manchadas. Doe aquelas que você guarda para usar algum dia, mas que não lhe servem mais ou que não combinam com você.

20) Jóias e bijuterias: guarde no cofre ou no porão aquelas sentimentais, as joias herdadas de família, que não usa. Doe ou venda as que você não usa há mais de um ano, que estão fora de moda ou não combinam com seu vestuário. Peças desbotadas ou oxidadas, descarte.

21) Roupas de festa: doe as que não usa. Mantenha três, sabendo que se houver uma festa muito especial provavelmente você vai comprar uma roupa nova.

22) Sapatos, tênis, sandálias, botas que não usa há mais de um ano ou desconfortáveis.

23) Echarpes, lenços, 'pashminas' (xales, mantas), lenços ('foulards'), estolas, cintos, suspensórios, gravatas, abotoaduras, clipe ou prendedor de gravata e outros acessórios que saíram de moda: doe ou venda.

24) Acessórios de inverno: toucas, chapéus, meias, luvas, botas forradas que não usou no último inverno.

25) Jaquetas, paletós e ternos que não usa há mais de um ano.

26) Pijamas confortáveis e velhos, que ficam na gaveta e não são mais usados.

27) Camisetas e bonés promocionais, com estampas de propaganda.

BANHEIRO

28) Maquiagem com prazo de validade expirado, embalagens quebradas. Descarte o produto velho sempre que comprar um novo. Descarte o que não usou nos últimos meses.

29) Potes de produtos em tamanho para viagem. Mantenha apenas um conjunto, descarte o excesso.

30) Lixas e esmaltes de unha velhos - você não vai usar novamente aquele verde neon! Conserve apenas os mais usados, seis ou sete cores. Renove apenas quando um secar ou acabar.

31) Cosméticos expirados: cheque a data de validade. Se você tem algo que ainda não acabou e já expirou é porque não gosta muito do produto.

32) Remédios, suplementos, vitaminas, etc. com validade expirada.

33) Aparelhos (secadores, prancha, escovas elétricas, etc.) e acessórios para o cabelo (grampos, piranhas, arcos, fitas, elásticos, etc.) que não usa mais.

34) Sabões artesanais e sachês aromáticos com perfumes de que não gosta.

35) Escovas de dentes velhas.

36) Escovas de cabelo e pentes velhos.

37) Pinças sem pega, tesouras velhas sem corte e enferrujadas.

38) Colônias e perfumes antigos.

CASA

39) Quadros, placas com frases, penduricalhos e artigos de decoração que não combinam mais com seu estilo. Passe para frente, doe, venda.

40) Decoração de Natal: descarte se não usa há mais de dois anos e nem vai usar no próximo. Bolas de natal velhas, estrelas, duendes, renas, papai noel, guirlandas, coroas, festões, ramalhetes, grinaldas, pisca-pisca, etc.

41) Jarras e vasos para flores em excesso.

42) Conjuntos extras de lençóis, colchas, cobertas, cobertores, edredons, toalhas, tapetes de banheiro, travesseiros para hóspedes. Você não vai receber tanta gente assim! Descarte os que estão esburacados, manchados, desfiados. Abrigos para animais sempre necessitam disto: doe.

43) Almofadas e travesseiros antigos, murchos. Certamente estão cheios de ácaros. Descarte.

44) Sofás, cadeiras, poltronas e bancos não usados, ou para muitos convidados, que só ocupam espaço.

45) Mesas de canto, de centro, de café, tabuleiro de xadrez, baús, cômodas, estantes não usados.

46) Canetas e lápis extra, marcadores, lápis de cera e de colorir: se não usa, doe ou venda

47) Jogos, videogames, tabuleiros que ninguém mais esteja usando.

48) Mochilas, bolsas de viagem e malas extras. Provavelmente uma bolsa ou mochila por pessoa da família será o suficiente.

49) Equipamento para esportes e hobbies que você não pratica mais. Pranchas, raquetes, botas, patins, 'snowboard', 'skateboard', bolas, etc.

50) Produtos de limpeza em excesso, duplicados, não usados.

51) Velas queimadas pela metade.

52) Brinquedos que têm peças faltando, ou não funcionam mais.

53) Óculos de grau antigos, de prescrição já vencida ou de modelo ultrapassado.

54) Plantas feias, murchas ou mortas, que não vão ressuscitar.

55) Bacias e baldes rachados, vazando, com alça quebrada.

56) Caixas, caixinhas e embalagens vazias.

PAPELARIA

57) Cartões de associado, cartões de débito ou crédito vencidos (pique ou quebre antes de jogar fora).

58) Manual do proprietário para todos os aparelhos: você encontra online.

59) Cupons e vale-presentes expirados.

60) Cardápios de empresas de entrega de comida (você acha online).

61) Livros, folhetos e encartes com receitas culinárias que você nunca cozinhou nem vai cozinhar.

62) Livros, revistas e jornais antigos já lidos – ou fechados e nunca lidos. Cancele a assinatura daqueles que não interessam mais.

63) Mapas geográficos, mapas-mundi ou globos desatualizados.

64) Cadernos antigos e blocos de notas cujas referências você não consulta mais.

65) Agendas antigas: transcreva as datas de eventos marcantes em um só lugar.

ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS

66) Aparelho eletrônico antigo, celulares velhos, carregadores e controles remotos de aparelhos queimados ou fora de uso. Coloque etiquetas nos carregadores e fios dos aparelhos novos que usa para descartá-los no futuro junto com o aparelho, quando necessário.

67) Cabos e fios partidos, como fones de ouvido velhos.

68) CDs, DVDs, fitas VHFs, fitas cassetes, LPs que não usa mais ou nem tem mais o aparelho necessário para reproduzi-los. Mande digitalizar o que for possível.

69) Despertadores antigos. Use seu celular!

70) Equipamentos antigos: máquina de escrever, câmeras fotográficas de filme, impressoras velhas, aparelhos de fax, aparelhos de telefone fixo.

71) Pilhas e baterias descarregadas. Descarte nas lojas.

72) Filmes fotográficos antigos. Digitalize!

73) Fotos e vídeos no seu celular. Faça backup.

74) Aplicativos no celular ou 'tablet' que não usa mais: desinstale. Revise suas assinaturas em aplicativos inativos.

75) Contatos antigos em sua agenda, que você nem se lembra mais quem são. Delete.

76) Contas em mídias sociais que não interessam mais – ou que não sejam seguras, com problemas de invasão de privacidade, censura, etc.

77) Caixa de e-mails. Cancele a assinatura de e-mails que não interessam.

MISCELÂNEAS

78) Moedas guardadas: junte apenas em um lugar e de vez em quando deposite no banco ou troque num comércio que precise de moedas para troco.

79) Presentes de que não gostou, mas que guarda por um valor sentimental que não permanece. Quem presenteou dificilmente vai saber que você passou para frente, doou ou vendeu o presente.

80) Sacolas de papel, de plástico, sacolas de supermercado. Descarte o excesso.

81) Sacolas e embalagens de presentes, papel de embrulho usado. Descarte o que não vá reaproveitar.

82) Brinquedos de animais de estimação que estão muito mastigados, com os quais eles não brincam mais.

83) Latas de tinta ressecada.

84) Pneus velhos e outros acessórios de carro antigo, como rádio ou toca-fitas.

85) Jogos de ferramentas duplicadas.

86) Cadeirinhas para carro, roupas, brinquedos e objetos de bebê já crescido.

~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram


~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

Saturno e Urano em quadratura

Quadratura entre Saturno e Urano em trânsito

Atuante durante toda a segunda quinzena de dez/2021


 
Saturno representa a consciência da marcha e do limite do tempo (Chronos); aquele que amadurece e aniquila; os ciclos das estações; o começo, meio e fim; a sequência de encarnações; como o fluxo contínuo de um rio circular. Saturno também é o senhor do kharma (a foice que corta os frutos do que foi plantado), a responsabilidade das decisões e ações dentro do marco temporal de cada vida. A lei, a estrutura, o pai.

Urano simboliza a inventividade, a iluminação, a mudança, a inovação, a tecnologia, a transgressão, a rebeldia, a anarquia, a revolução, a subversão, as infrações, o inesperado, os acidentes.

Quando entram em tensão, surgem conflitos entre trabalho e férias, obrigações e folga, limitação e ação, responsabilidade e liberdade, deveres e rebeldia, conservadorismo e anarquismo, regras e ousadia, tradição e inovação, rigidez e subversão, antiguidade e modernidade, reformar e demolir, mostrar status e ficar na informalidade, lockdown e liberdade de ir e vir, obediência e transgressão, obediência à imposição (vacinas) e livre-arbítrio, stress e relaxamento, imobilização e avanço, inibição e descontração, planejamento e imprevistos, rotina e improvisação, jejum e gula, estoque e minimalismo, hierarquia e revolução, democracia e totalitarismo, obediência às leis e infração.

Então é hora, por exemplo, de desapegar do que não se usa mais, desentulhar a casa. Também é hora dos estressados buscarem descanso e lazer; dos acomodados planejarem e traçarem metas para o ano novo! É um tempo para avaliar onde estamos preguiçosos demais ou hiperativos, soltos ou rígidos, obedientes ou rebeldes, sérios ou zoadeiros - e buscar os ajustes necessários!

~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram

~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

20 de dez. de 2021

Mercúrio e Urano em aspecto

Aspecto entre Mercúrio e Urano em trânsito

O aspecto entre Mercúrio e Urano no céu de hoje sugere um dia propenso aos insights repentinos, descobertas, novidades, interesse técnico, planejamento de soluções novas para velhos problemas e procura de alternativas para a rotina diária.


  
Um bom dia para atualizar laptops e celulares, limpar arquivos velhos, fazer backup, ajustar as configurações e também deixar o carro na revisão. Também é favorável a instalação de novos equipamentos e acessórios.

Também é um bom dia para estudos astrológicos.

A mente coletiva fica mais acelerada, receptiva às novas ideias e percepções e se movimenta rapidamente.

É importante lidar com os compromissos agendados com espontaneidade e flexibilidade: conte com o inesperado, principalmente no final da tarde e à noite.

~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram

~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

18 de dez. de 2021

Quíron em Áries

Quíron direto



QUÍRON volta ao movimento direto amanhã, 19/dez/2021, no qual permanece até 19/jul/2022, período em que se observa um impulso maior nas atividades relacionadas ao ensino, aprendizado, alívio da dor emocional, tratamentos e cura física e espiritual.

O período orbital de Quíron é de 51 anos e atualmente transita por Áries.

Quíron em Áries





Quíron transitou por Áries entre 1968 e 1977 - o que é associado à Geração X: eles têm uma ferida na independência, na autossuficiência, na autoconfiança; e sentimentos de inadequação, que os forçam a buscar flexibilidade, pioneirismo e resiliência, como filhos céticos de pais divorciados e desempregados.

Esta geração passará pelo "Retorno de Quíron" entre 2018-2027, quando terá a oportunidade de cura e evolução nos temas representados por Quíron, no signo (Áries), na casa e nos seus aspectos com outros astros do mapa  astrológico natal (de nascimento).

Orbitando entre Saturno e Urano, em seu significado mais saturnino, Quíron representa o curador ferido, uma ferida e um potencial de cura, a experiência de dor na área da vida onde está no mapa de nascimento, que requer aprendizado e responsabilidade.

Ocorrendo a cura e o desenvolvimento potencial, Quíron em seu significado mais próximo de Urano, expressa a individualidade a serviço do coletivo, a elevação da consciência espiritual e a conexão com o Eu Divino.

~o§.§o~


Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram


~o§.§o~


Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

13 de dez. de 2021

Marte ingressa em Sagitário, Mercúrio em Capricórnio

MERCÚRIO E MARTE MUDAM DE SIGNO HOJE 

MERCÚRIO ingressa em Capricórnio: 13/dez a 02/jan

A mente coletiva está mais fria, cética, objetiva e materialista. Hora de programar o final do ano evitando desperdícios, criar objetivos claros e atingíveis - e planejar o orçamento contando com as despesas e impostos de começo de ano. Busque informações e conhecimentos de fontes confiáveis, com credibilidade.



MARTE ingressa em Sagitário: 13/dez a 24/jan

A verdade liberta! Vontade de viajar, explorar o mundo e se aventurar. As flechas estão apontadas para toda a floresta, então é melhor se concentrar e mirar na árvore que interessa. Um olhar de longa distância pode nos impedir de ver o que está próximo. Por exemplo, olhar para o sinal de trânsito distante e não perceber que o carro da frente reduziu.
Melhor evitar as provocações (nas conversas pessoais ou chats virtuais) sobre questões filosóficas, políticas ou religiosas, que levem a discussões infindáveis, com desgaste pessoal e social.

9 de dez. de 2021

Lua transitando pelo signo de Peixes

Hoje (9) às 11:53 a Lua, em quarto crescente, ingressa em Peixes, por onde transita até o anoitecer de sábado.



Peixes é um signo de água, regido por Júpiter e Netuno, onde Vênus (harmonia, amor, beleza, riqueza) está exaltada e Mercúrio (comunicação, raciocínio, comércio, viagens curtas) está em queda. Os dias são de fantasia, sensibilidade, religiosidade e uma certa indefinição ou confusão. A mente coletiva está mais emocional, sentimental, sensitiva: reduza a velocidade e descanse.

Atenção às áreas sutis da vida: criatividade, filantropia, trabalhos voluntários de solidariedade e cura, espiritualidade e arte (poesia, fotografia, cinema, dança, pintura, etc.).

Reúna os amigos para ver um filme (drama, romance), um concerto ou espetáculo de dança. Ouça sua música predileta! Pinte, fotografe, filme! Confie em sua intuição! Contemple a natureza!

Período especialmente desfavorável para atitudes de vitimização, mentira, engano, manipulação, uso de drogas, exagero de medicamentos e bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de atitude escapista.

A combinação da Lua em Peixes (espiritualidade) com o Sol em Sagitário (religiosidade) estimulam as práticas de meditação, os rituais e orações. Dias favoráveis para acender um incenso, ouvir um mantra e fazer o ho'oponopono, antiga prática havaiana (kahuna) de reconciliação e perdão. 💜

~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram

~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

8 de dez. de 2021

Imaculada Conceição 8/dez

8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição

Dia 8/dez é consagrado a Nossa Senhora da Conceição - ou da Imaculada Concepção. Rainha e padroeira de Portugal e países de língua portuguesa. Padroeira da Bahia e de cidades como Campinas e Divinópolis. Feriado municipal em Belo Horizonte e Recife.



Iconografia: Um círculo de 11 estrelas coroando a cabeça. O coração da Virgem representa a constelação com este nome, completando assim as 12 constelações do zodíaco. O pé sobre o arco da Lua indica a senhora da noite, o domínio das emoções, o símbolo máximo da maternidade, do feminino.

Alguns associam o crescente lunar ao Islam, outros à beleza e pureza da lua, outros ao ciclo menstrual, fertilidade, vida, efemeridade - e outros como símbolo da ‘ecclesia’ em relação ao divino.

12 anjos (com asas e corpinhos) à volta (12 signos, que são diferentes das 12 constelações, embora recebam o mesmo nome) e 5 laterais, só com asinhas (4 elementos: água, ar, terra e fogo + 5º elemento: éter). Uma linha imaginária horizontal, no meio dos anjos laterais, separa os seis signos mais pesados e 'assentados' (dos elementos terra e água, um deles escondido sob o manto) dos 6 signos mais leves que 'levitam' em torno dela (elementos ar e fogo).

O glifo do signo de Virgem pode ser interpretado como representando o M (de Maria) com um traço que lembra o arco da Lua. ♍️

Outras interpretações para o glifo de Virgem são o início da palavra παρθένος (parthénos, 'virgem' em grego) ou as asas de uma deusa - talvez com a espiga de trigo de Ceres.

Pelo sincretismo com a umbanda, celebra-se Mãe Oxum ou Mãe Yemanjá, conforme a nação.


~o§.§o~


Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!


Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram


~o§.§o~


Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

3 de dez. de 2021

Eclipse solar total em Sagitário

Na madrugada deste sábado (4), às 4:43 (fuso de Brasília), haverá um ECLIPSE SOLAR TOTAL, no 13º grau de Sagitário.

O eclipse será visível na Antártida (ou Antártica, polo sul).




Eclipses estão associados a acontecimentos súbitos, mudanças inesperadas, conflitos, empecilhos e podem afetar negativamente astros ou pontos do mapa natal que estejam no mesmo grau (ou grau oposto), agravando sua situação ou trazendo reviravoltas.

Os seus efeitos podem ser sentidos em geral três semanas antes e depois do evento. O efeito geral do eclipse, associado a imprevisibilidade no grau do signo em que ocorre, tem vigência coletiva por 6 meses (ou até o próximo eclipse).

Os antigos achavam que um dragão estava a comer o Sol ou a Lua, o que os deixava aterrorizados a espera de maus presságios - e por isto os nodos lunares, onde ocorrem os eclipses, são chamados de Cabeça (nodo norte) e Cauda (nodo sul) do Dragão.

Os eclipses da mesma série (ciclo de Saros) tendem a ocorrer aproximadamente no mesmo grau a cada 18 anos ou, mais precisamente, a cada 6.585,3 dias. O último foi 23/nov/2003, no 2º grau de Sagitário.

~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!


Mídias Sociais:
Website - Blog - e-mail - Telegram

~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

1 de dez. de 2021

Netuno direto

Hoje Netuno termina a fase retrógrada e entra em movimento direto, até jun/2022. 

O período se mostra mais favorável para criatividade artística, poesia, música, filmes, cura, desenvolvimento de medicamentos (anestésicos), fé, inspiração e devoção.

______________

Retrógrados: Urano (até 18jan) e Quíron (até 19dez).

Diretos: Mercúrio, Vênus (até dia 19dez), Marte, Júpiter, Saturno, Netuno, Plutão.


~o§.§o~


Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!


Mídias Sociais:

Website - Blog - e-mail - Telegram

~o§.§o~


Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

19 de ago. de 2021

URANO RETRÓGRADO

URANO RETRÓGRADO


Hoje à noite Urano fica estacionário e inicia uma órbita retrógrada, como observada a partir da Terra, voltando ao 11º grau de Touro. Por 217 dias, desde 14/jan, ele vinha em movimento direto, no percurso do 7º ao 15º grau de Touro.




A retrogradação de um planeta em trânsito sugere que os temas relacionados a ele no passado recente sofreriam uma revisão ou seriam revisitados. É como se você, na estrada, fizesse um retorno e voltasse na trajetória para lidar com algo inacabado ou deixado para trás, que tivesse que ser revisto. Poderia também haver preponderância de expressão dos aspectos negativos associados ao planeta, no período de retrogradação. O caminho de retrogradação será novamente percorrido quando o planeta voltar ao movimento direto, a partir de 18/jan/2022.

Alguns verbos vigentes no período de retrogradação de Urano poderiam ser: anarquizar, revoltar, implodir, involucionar, rebelar, redemoinhar, reentrar, readaptar, reformular, regredir, reinstalar, reformatar, reprogramar, retransmitir, reutilizar, revestir, contrarrevolucionar, abalar, romper.

Urano, o pai de Cronos (Saturno) e o avô de Zeus (Júpiter), é o regente moderno de Aquário, simboliza o original, inventivo, genial, libertário; o individualismo, a democracia, a eletricidade, as invenções, a quebra de padrões. Tem 13 anéis e 27 luas. O planeta mais frio do sistema solar é o único com nome grego - seu equivalente latino seria Caelus, a personificação do céu. Em sua translação ao redor do sol, parece rolar lateralmente, de tão inclinado que é seu eixo de rotação em relação aos demais planetas do sistema solar, apontando alternadamente seus polos para o sol durante sua órbita de 84 anos.

Planetas retrógrados em trânsito podem ser negativos

  • para aqueles cujos signos solar, ascendente ou lunar tiverem o planeta como dispositor;
  • e o planeta retrógrado sofrer aspecto, em trânsito, tenso, por um planeta maléfico (Marte, Saturno, Plutão, etc.);
  • fizer aspecto com uma estrela maléfica (Algol, Acumen, Scheat, Zosma, etc.;
  • fizer aspecto com o grau de um eclipse;
  • ou estiver transitando por um signo em que esteja mal dignificado (em detrimento ou queda).

~o§.§o~
Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!

Mídias Sociais:

Website - Blog - e-mail - Telegram

~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!

16 de ago. de 2021

Vênus em Libra

ELONGAÇÃO DE VÊNUS

A elongação de um planeta é o ângulo entre o Sol e o planeta, quando observado da Terra. 

Quando Vênus está visível depois do pôr-do-sol (Estrela Vespertina, Hésperus ou Vésper), está próxima de sua elongação oriental máxima - ou seja, está a leste do sol, nasce e se põe depois do sol e é visível ao anoitecer, no horizonte oeste.

Quando é visível antes do nascer do sol (Estrela da Manhã, Estrela D'alva, Phósphorus ou Lúcifer - que significa "portador da luz"), está próxima de sua elongação ocidental máxima. 



Elongação máxima de Vênus

O valor da elongação máxima (leste ou oeste) para Vênus está entre 45º e 47º. Ou seja, Vênus nunca está a uma distância de mais de 2 signos (60º) do Sol - e faz com ele apenas aspectos como conjunção (0º). semi-sêxtil (30º), novil (40º) ou semi-quadratura (45º).

TRÃNSITO de VÊNUS por LIBRA

Hoje, 16/8/2021, Vênus ingressa em Libra, com o Sol em Leão - a separação entre eles é de 36º. Vênus transita por Libra até 10/set/2021.

O ingresso de Vênus num signo provavelmente é mais percebido pelos nativos dos signos solares que Vênus rege: Libra e Touro. Vênus em Libra está dignificada, em domicílio (em casa, à vontade, bem expressiva).

Durante o trânsito de Vênus por Libra, existe um desejo de relacionamentos mais justos, afetuosos e equilibrados. Há também uma necessidade de maior beleza, doçura e harmonia na vida.





NASCIDOS com VÊNUS em LIBRA

Os nativos que podem ter em seu  mapa natal Vênus em Libra são, portanto, apenas os que têm Sol em Leão, Virgem, Libra, Escorpião ou Sagitário.

Vênus em Libra confere um refinado senso de estética, harmonia e beleza - assim como um desejo de elegância, equilíbrio, cortesia e justiça nos relacionamentos.


~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal!

Marque sua consulta, presencial ou remota! Contatos pelos links abaixo!


Mídias Sociais:

Website - Blog - e-mail - Telegram
~o§.§o~

Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!