28 de ago. de 2023

SuperLua cheia, Lua Azul

SuperLua

Em astronomia, chama-se "superlua" ou "superlua cheia" a lua cheia que ocorre quando ela se encontra perto do seu perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. 

Sendo a órbita lunar aproximadamente elíptica, quanto mais próximo do perigeu ocorrer o momento da lua cheia, maiores serão seu tamanho e brilho aparentes para um observador da Terra. Nos casos de "Superlua", esta pode apresentar-se com diâmetro angular cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante que uma lua cheia média.

O perigeu não permanece no mesmo ponto ao longo do tempo, por isso algumas superluas podem ser sensivelmente maiores que outras, bem como a lua cheia pode ocorrer em diferentes longitudes do perigeu, o que também influencia seu tamanho aparente e brilho aparente. (Wikipedia)





Lua Azul (Bluemoon)

A chamada "lua azul" não tem qualquer significado astrológico ou astronômico, é relativa tão somente ao calendário. É a segunda lua cheia quando ocorrem dois plenilúnios no mesmo mês. Lembrando que o calendário ocidental cristão é apenas um dos vários calendários vigentes no mundo.

Notas: 

1. a lua não fica azul. Mas é uma alusão romântica à lua, usada em letras de músicas e poesias.
2. a expressão em inglês "once in a blue moon" significa "raro" ou "muito raramente".

Artigos relacionados:


~o§.§o~

Encomende a interpretação do seu Mapa astrológico Natal e Previsões!


Marque sua consulta, presencial ou remota!
Contatos pelos links: Mídias Sociais


~o§.§o~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Curta! Compartilhe! E deixe aqui seu comentário! :)