Entre vários elementos de seu mapa de nascimento, o que talvez chame mais a atenção é o padrão geométrico de "pipa" envolvendo cinco planetas e o nodo lunar norte.
Um grande trígono de FOGO interliga Júpiter/Nodo Norte/Plutão em Sagitário, num vértice, em outro Urano em Áries e, na outra ponta, Mercúrio em Leão.
Dois sêxteis com um trígono colocam Netuno, em Aquário, em oposição a Mercúrio, que assumem as pontas do padrão.
Esta geometria favorece a interconexão entre os arquétipos, os ativa e transforma ideias em ação.
O elemento FOGO é característico dos espíritos revolucionários.
Mercúrio, na ponta (superior), é o planeta do pensamento, da estruturação de ideias. Em Leão, dá uma confiança grande no poder mental e na força de suas convicções.
O aspecto exato de Mercúrio com Urano, o revolucionário, lhe confere ideias originais e contestadoras em relação ao padrão vigente na sua época, o séc. XVI, além de brilhantes insights.
Na outra ponta do trígono, Júpiter, em domicílio, faz conjunção com Plutão. Júpiter é o símbolo da exploração e da aventura, da busca de conhecimento. Como está em Sagitário, signo que rege, se expressa de maneira forte como a filosofia religiosa, o estudo das leis (direito) e dogmas da religião. Plutão, o deus do Hades, da morte, indica finalizações, destruição e regeneração - mas também uma investigação profunda, a busca da essência, da verdade, em Sagitário. A conjunção com o Nodo lunar norte dá uma indicação de missão, de karma envolvido nestes estudos e pesquisas.
Na outra ponta, oposta a Mercúrio, fazendo ângulos com Urano, de um lado e a conjunção Júpiter-Nodo Norte e Plutão, de outro, está Netuno. Ele representa a transcendência, a fusão com Deus pela dissolução das fronteiras do ego, o que seria talvez a própria base da busca de Calvino nos domínios religiosos e espirituais.
Calvino queria ser sacerdote quando jovem, mas seu pai o empurrou para o Direito, visando lucros - Júpiter simboliza tanto o Direito quanto a Religião, em Sagitário. Quando Plutão (morte) fez oposição ao Sol (pai) natal, Calvino se libertou do domínio paterno. Seu biógrafo Cottret escreveu:
"Direito e leis: Calvino, o teólogo, é no fim, também, Calvino, o jurista".
A oposição entre Mercúrio (pensamento) e Netuno (fusão com o divino) confere muita intuição, fé e devoção. Quando Plutão fez conjunção com Netuno, oposto a Mercúrio Calvino descreveu a experiência como
"Deus subjugou minha alma à docilidade por uma conversão repentina".
Na conjunção exata de Plutão, ele publicou seu livro "Institutas da Religião Cristã", explicando suas crenças religiosas, frutos de suas críticas à igreja católica francesa.
Como sucessor de Martinho Lutero, como teólogo protestante proeminente,
causou um poderoso impacto nas doutrinas fundamentais do protestantismo. Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Para muitos historiadores, Calvino terá sido para o povo de língua francesa aquilo que Lutero foi para o povo de língua alemã - uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana. Mercúrio em Leão gosta de elegância, nobreza e estilo.
Segundo seu biógrafo Cottret:
"Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, precursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo"
Calvino gostava de música mas achava que os instrumentos musicais
causavam distração e eles, portanto, foram banidos dos cultos!... Ele
acreditava que o homem se aproximava de Deus por Cristo e não por missas
ou peregrinações. E acreditava no poder absoluto de Deus, que mostrava
misericórdia para alguns predestinados, mas não para todos.
Seu Saturno em Virgem - meticuloso, crítico, regulamentador - é também forte, faz aspectos com vários planetas e pontos, entre eles Mercúrio, Lua (exaltada), Vênus e Netuno. Embora tenha feito imposição da moralidade sexual, regulamentação de tabernas e tomado medidas contra dança, jogos de azar e palavrões, sua crença continha elementos de liberdade que tornaram alguns países extremamente liberais, como os Países Baixos e que foram precursores da democracia.
Fonte: wikipedia, biography.com, astrologyresearch.co.uk, britannica.com
~o§.§o~
Nota sobre a série "Aniversariante"
O objetivo aqui não é fazer uma análise completa do mapa natal do
aniversariante escolhido. Um relatório que preparo com a interpretação do mapa no
nível ‘padrão’, ‘plus’ ou ‘premium’ teria em média 62, 72 ou 106
páginas, respectivamente.
O objetivo é mostrar ao leitor que um mapa astrológico oferece dezenas de fontes de informação, muito além da interpretação do signo solar que é a única que consta de horóscopos, blogs e colunas de revistas e jornais populares.
Por exemplo: os planetas em signos, casas e aspectos; a
distribuição dos planetas em elementos, signos, casas, modos, quadrantes;
formatos geométricos; os aspectos com as Partes arábicas; os aspectos com as
Estrelas Fixas; as estrelas heliacais; a posição dos regentes dos pontos e
planetas; asteroides; pontos-médios, dignidades dos planetas; graus sabianos; fase
da lua; etc.
Muitas vezes a combinação dos fatores leva a pessoa a se
realizar num campo nunca esperado para seu signo solar!
~o§.§o~
Mídias Sociais
Website - Twitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail
~o§.§o~
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Curta! Compartilhe! E deixe aqui seu comentário! :)