Notas biográficas
Astrólogo britânico e conselheiro secreto da rainha Elizabeth I; assinava suas mensagens como "007"! Dotado em criança, foi educado em matemática, geografia, navegação, filosofia e ocultismo; foi autor de dois livros antes dos 21 anos. Dee estudou astrologia com Cardan a partir de 1552, ganhando fama como professor.Dee perscrutou os mundos da ciência e da magia. Estudou ocultimo, adivinhação e filosofia hermética. Um dos homens mais instruídos de seu tempo, já lecionava na Universidade de Paris antes de completar trinta anos.
Era um divulgador entusiasmado de matemática, um astrônomo respeitado e um perito em navegação. Ao mesmo tempo, estava profundamente imerso em filosofia hermética e magia; ele devotou a última parte de sua vida quase que exclusivamente a esse tipo de estudo. Para Dee e para muitos de seus contemporâneos, essas atividades não eram contraditórias, mas aspectos de uma visão consistente do mundo.
Uma reavaliação do caráter e da magnitude de Dee veio no século XX, pela maior parte em consequência do trabalho do historiador Frances Yates, que trouxe um foco novo ao papel da mágica no renascimento e no desenvolvimento da ciência moderna. Em consequência desta nova avaliação, Dee agora é visto como um estudioso sério e apreciado como um dos homens mais instruídos de seus dias, ainda que um tanto excêntrico.
Sua biblioteca pessoal em Mortlake era a maior no país, e foi considerada uma das mais sofisticadas da Europa. Além de ser um conselheiro astrológico, científico e geográfico para a rainha Elizabeth e sua corte, era um defensor da colonização de América do Norte e o visionário de um Império Britânico que se estenderia através do Atlântico norte.
Dee promoveu as ciências da navegação e da cartografia que estudou com Gerardus Mercator, e possuía uma coleção importante de mapas, globos e instrumentos astronômicos. Desenvolveu instrumentos novos assim como técnicas navegacionais especiais para o uso em regiões polares.
Notas astrológicas
A conjunção entre Júpiter (expansão) e Mercúrio (estudos, livros) é marcante: um dos mais respeitados professores de sua época. Ele montou talvez a maior biblioteca particular da Europa em sua casa! Foi membro-fundador do Trinity College de Cambridge, convidado para dar aulas em Oxford. Ele publicou um "prefácio matemático" para a tradução inglesa de Elementos de Euclides, em 1570. Nele, Dee argumentava sobre a importância central da matemática e salientou a maneira com que a matemática influenciava as outras ciências e artes. Este prefácio foi apresentado para uma audiência fora das universidades, e provou ser o trabalho mais influente de Dee, sendo reimpresso frequentemente.
Tinha a Parte arábica (ou Lote) da Viuvez em conjunção com o Nodo Sul e a do Divórcio em conjunção com Vênus (amor): casou-se três vezes e teve oito filhos. A Parte arábica de Amizades Honorárias estava em aspecto com seu Sol (realeza, autoridades). Viveu próximo da Rainha Elizabeth I, do Rei Jaime, teve conferências com o Imperador Rodolfo II, o rei Stefan I, estudou com Gemma Frisius, era amigo do geógrafo Gerardus Mercator, do bispo Bonner, Humphrey Gilbert, Philip Sidney, Tycho Brache, Francis Bacon entre outros.
Sua Parte Arábica de Sonhos e Esperanças faz aspecto exato com a Lua e oposição ao Sol. Perito em navegação, serviu como um conselheiro às viagens de descoberta da Inglaterra e treinou muitos daqueles que conduziriam as viagens exploratórias, fornecendo auxílio técnico na navegação e o no apoio ideológico à criação de um Império Britânico (Dee foi o primeiro a usar o termo).
Sua Parte Arábica da Traição faz oposição exata a Plutão (destruição): sofreu vários ataques e difamações, sendo acusado de traçar o mapa astrológico da Rainha Mary e sua filha, então princesa Elizabeth. Foi ele quem determinou a data da cerimônia de coroação de Elizabeth I (astrologia eletiva). Foi enganado por seu protegido, Kelley e pelo polonês Albert Laski, em quem confiou muito.
~o§.§o~
Nota sobre a série "Aniversariante"
O objetivo aqui não é fazer uma análise completa do mapa natal do
aniversariante escolhido. Um relatório que preparo com a interpretação do mapa no
nível ‘padrão’, ‘plus’ ou ‘premium’ teria em média 62, 72 ou 106
páginas, respectivamente.
O objetivo é mostrar ao leitor que um mapa astrológico oferece dezenas de fontes de informação, muito além da interpretação do signo solar que é a única que consta de horóscopos, blogs e colunas de revistas e jornais populares.
Por exemplo: os planetas em signos, casas e aspectos; a
distribuição dos planetas em elementos, signos, casas, modos, quadrantes;
formatos geométricos; os aspectos com as Partes arábicas; os aspectos com as
Estrelas Fixas; as estrelas heliacais; a posição dos regentes dos pontos e
planetas; asteroides; pontos-médios, dignidades dos planetas; graus sabianos; fase
da lua; etc.
Muitas vezes a combinação dos fatores leva a pessoa a se
realizar num campo nunca esperado para seu signo solar!
~o§.§o~
Mídias Sociais
Website - Twitter - Instagram - Blog - Facebook - e-mail
~o§.§o~
Gostou? Curta, compartilhe - e deixe abaixo seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Curta! Compartilhe! E deixe aqui seu comentário! :)